NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 27.04.17 - 12h45

Prefeito Geraldo Julio assume Vice-Presidência de Mudanças Climáticas da Frente Nacional de Prefeitos

img_alt

Prefeito do Recife vai liderar a área na nova diretoria executiva empossada nesta quarta (26) (Foto: Humberto Pradera/Divulgação)

 

O prefeito Geraldo Julio foi eleito vice-presidente de Mudanças Climáticas da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). A posse da nova diretoria executiva foi realizada nesta quarta-feira (26), em Brasília (DF), com a presença de várias lideranças da Frente, incluindo o novo presidente da instituição, Jonas Donizette, prefeito de Campinas (SP). O mandato de Geraldo será de dois anos e a missão é inserir os governos locais no contexto da discussão sobre as mudanças climáticas. Na diretoria anterior, presidida pelo ex-prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, Geraldo ocupava a vice-presidência para Assuntos das Cidades Inteligentes.

“É importante a gente estar na liderança da área de Mudanças Climáticas, já que é um tema que a gente está envolvido há muito tempo. Já estive na Polônia e no Peru fazendo discussões junto à ONU, em relação a essas questões. O Recife já possui um inventário e as metas de redução da emissão de carbono e eu acredito que será exemplo para outros municípios do País”, disse. 

O prefeito participou das Conferências das Partes (COP 19), na Polônia, e (COP 20), no Peru. Nos encontros, Geraldo apresentou as experiências do Recife na redução da emissão de carbono, com as ciclovias, a instalação de lâmpadas LEDs, o inventário, entre outras. Na COP 19, Geraldo foi o único prefeito do planeta a participar. A Prefeitura do Recife também teve participação ativa na COP 21, na França, com os projetos Parque Capibaribe e de Mapeamento de Áreas Críticas da cidade.

Geraldo Julio ainda falou do relacionamento da FNP com outras instâncias de governo. “A Frente Nacional de Prefeitos é reconhecida por representar grandes cidades do país e por fazer a interlocução com o Congresso Nacional e com o Governo Federal, naquilo que precisa ser feito para melhorar a condição dessas cidades”, explicou.

O Recife é considerada cidade modelo pelo ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade), órgão ligado à ONU, através das ações realizadas no Urban Leds, que são Estratégias de Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono. No final de 2016, a Prefeitura do Recife apresentou o Plano de Redução de Gases de Efeito Estufa (GEE), um documento, de 96 páginas, que foi elaborado com o apoio da Organização das Nações Unidas e aponta as principais ações de combate às mudanças do clima a serem adotadas na cidade.

O plano foi elaborado a partir dos dados constantes nos últimos inventários, com o apoio do Iclei, e ONU Habitat (no âmbito do projeto Urban Leds, apoiado pela União Europeia). O inventário, concluído em 2016, compreende os dados de 2014 e 2015. Em 2014 foram emitidos 3.175.075 tCO2e e em 2015, 2.908.384 tCO2e, o que aponta uma redução de 266.691 tCO2e, o correspondente a 8%. A sigla tCO2e significa toneladas de CO2 equivalente e inclui não apenas o dióxido de carbono como também outros gases de efeito estufa convertidos em CO2.