Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 27.05.16 - 16h11

População Circense do Recife tem dia de ações de saúde nesta segunda-feira (30)

Iniciativa será voltada principalmente à mulher circense com diversas atividades

 

Um Dia de Saúde para a População Circense é o nome da ação que será realizada nesta segunda-feira (30), das 8h30 às 12h, na Unidade Tradicional de Saúde Vereador Romildo José Ferreira Gomes, localizada no bairro da Imbiribeira (por trás do Geraldão). A realização é da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Saúde e Secretaria de Cultura/Fundação de Cultura Cidade do Recife, com o apoio da Secretaria de Cultura de Pernambuco/FUNDARPE e Centro CARCARÁ - Centro Sócio-Cultural de Promoção a Cidadania e SATED-PE.

No local, os trabalhadores do circo poderão encontrar serviços diversos, que vão desde a realização de exames rápidos, até atividades educativas. Entre os testes que poderão ser feitos estão a aferição de pressão arterial e glicemia, e o teste rápido para HIV e Sífilis. As mulheres terão ainda a oportunidade de realizar exames de mamografia (mulheres entre 50 e 69 anos) e a citologia oncótica para diagnóstico de câncer de colo de útero. Os presentes também serão alertados para o combate e sintomatologia de doenças como Hanseníase e Tuberculose.

A ação também é uma ótima oportunidade para que adultos e crianças possam atualizar seu cartão de vacinação, e ainda, que possam realizar uma avaliação de lesão bucal. A população circense também terá acesso a atividades educativas, como orientação sobre escovação dentária, além de palestras de higiene, prevenção a doenças e aproveitamento dos alimentos. Em tempos de arboviroses (Dengue, Zika e Chicungunhia) não se pode esquecer das orientações de combate ao mosquito, que também serão repassadas.

As pessoas interessadas em participar da ação não podem esquecer de levar para a unidade de saúde um documento com foto, cartão do SUS e, cartão de vacinação dos adultos e crianças. O secretário executivo de Gestão Cultural da Secult/Recife, Williams Santana, destaca a importância da ação: "A população do Circo possui dificuldade de acesso ao sistema de saúde pública por seu caráter itinerante. Com essa ação a Prefeitura do Recife garante esse direito aos artistas que levam a alegria para os diversos bairros da cidade, priorizando a saúde da mulher".