NOTÍCIAS

Cultura | 27.06.11 - 18h46

Ciclo junino do Recife celebra Dia de São Pedro com shows e apresentação das quadrilhas campeãs

Sítio da Trindade, Parque Dona Lindu, Pátio de São Pedro e Brasília Teimosa contam com programação junina.

Ainda é tempo de festa junina na capital. A Prefeitura do Recife oferece programação especial no Dia de São Pedro (29), com shows e apresentação de quadrilhas vencedoras dos concursos. Para quem ainda quer aproveitar o arrasta-pé junino, pode recorrer aos polos do Parque Dona Lindu (Boa Viagem), Pátio de São Pedro (Bairro de São José) e Sítio da Trindade (Casa Amarela), e ao Arraial de Brasília Teimosa, onde a festa guarda a tradição religiosa e profana.

Na Zona Sul, o Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, recebe mais uma vez apresentação do grupo Quinteto Violado e Terezinha do Acordeon, homenageados do Ciclo Junino, com a Orquestra Sinfônica do Recife. O show deu início aos festejos juninos no dia 08 e lotou o Teatro Luiz Mendonça. Devido ao sucesso da apresentação, o show será repetido, desta vez, com palco aberto para a esplanada, a partir das 20h30.

Na Colônia de pescadores Z1, localizada em Brasília Teimosa, a festa é religiosa e profana com missa, procissão e shows musicais. A celebração a São Pedro começa pela manhã, logo às 6h, com queima de fogos em homenagem a São Pedro, seguida de missa de ecumênica, às 8h. A partir das 14h, os pescadores da Colônia Z1 seguem em procissão a pé, enquanto outros levam suas embarcações ao mar para honrar o santo que marca o fim do ciclo junino. O desfile terrestre vai passar por diversas ruas do bairro do Pina até chegar na Colônia Z1.

A partir das 17h, tem programação dedicada especialmente ao público infantil com os grupos Escola Mangue, Turma do Flau, Sereias Teimosas e Cia pra pular. A noite, com início marcado para às 20h, shows com Forro da Serra, Abuzzados do Forro, Coco dos Pretos, Vote, o que é isso?, Trio Xódo Brasil e para encerrar a noite em grande estilo tem a banda Fim de Feira.

Na Zona Norte do Recife, o Sítio Trindade continua oferecendo shows, a partir das 19h. Tito Lívio, Rogério Rangel, Fabiana e Cilene Araújo são os responsáveis pelo forrobodó no palco principal. No pavilhão de apresentações, acontece a partir das 20h, a festa das quadrilhas campeãs dos festivais realizados pela Fundação de Cultura Cidade do Recife. Na ocasião, o público poderá ver o bailado e as cores das quadrilhas adultas e infantis vencedoras dos disputados concursos.

O Bairro de São José, tradicional reduto da cultura popular, tem festa com coco e forró no Pátio de São Pedro, com estrutura coberta e piso especial para dançar. A noite de São Pedro começa com show do grupo de coco Pandeiro do Mestre. Em seguida, o projeto Baião Polinário apresenta versões contemporâneas de clássicos de Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga, com vocais divididos entre Isaar, Júnior Black, Rogerman, Zé Brown, Publius e Guga Azevedo. O grupo traz interpretações que flertam com o pop, o hip hop e o funk de músicas como Assum Preto”, “No Meu Pé-de-Serra”, “Chá Cutuba” e “Baião”. A noite ainda conta shows da banda Fim de Feira, Nena Queiroga e Maciel Melo.

Confira Programação aqui