NOTÍCIAS

Cultura | 27.06.11 - 00h21

Mostra de Culinária Afro agita o Pátio de São Pedro

Em sua quinta edição, evento reuniu representantes de terreiros de matriz africana num domingo de música, canto e dança

Por Larissa Correia

Um dos principais polos do ciclo junino na capital pernambucana, o Pátio de São Pedro recebeu na tarde e noite deste domingo (26) a 5ª Mostra de Culinária Afro. Promovido pela Prefeitura do Recife, o evento fez uma celebração às tradições afro-brasileiras e em especial a Xangô que, no sincretismo religioso, equivale a São João.

Mais de 500 pessoas participaram da mobilização no local. Uma das atividades mais concorridas foi a degustação de iguarias dedicadas aos orixás. Preparadas por dez terreiros de matriz africana, foram oferecidas delícias como tapioca, vatapá, canjica, abará, pamonha, bolos pé-de-moleque e de milho, xinxim de galinha e muitas outras.

“Gosto da comida e já frequento terreiros, mas é importante a realização de uma mostra como essa em espaço público para as pessoas conhecerem a cultura afro e a nossa religião”, comentou a pedagoga Suzana Queiroz, 24 anos. Ela compareceu ao evento acompanhada do zootecnista Cristiano Borges, 31, que aprovou o que viu no Pátio.

Um dos pontos altos da mostra foi a realização de um Xirê para Xangô. A louvação ao orixá incluiu o acender de uma grande fogueira. Ele foi seguido por cantos, batuques e danças em volta de um altar ornado com acessórios, velas e alimentos, a exemplo de milho branco e maçãs.

A solenidade foi conduzida pela ialorixá Vera Baroni, que também é ativista do movimento negro. “Xangô faz parte do panteão de orixás brasileiros, sendo representado ou simbolicamente associado ao fogo e à Justiça. Ele dá força para que continuemos lutando para acabar com o racismo, a discriminação e o preconceito racial”, destacou.

A programação do evento incluiu apresentação do grupo Coco Raízes, de Aguazinha, e Chinelo de Iaiá, de Dois Unidos. Organizado pelo Núcleo de Cultura Afro da PCR, o evento contou com a participação de representantes dos terreiros Xangô Aganjú, Ilê Asé Obakisso Ogodô, Raça Jeje, Ilê Alá Obiketú Axé, Axé Ilê Ajagurá, Ilê Asé Agbé Awo, de Mãe Amara e de Mãe Oxum, além do buffet Tabuleiro Afro-Brasileiro.