NOTÍCIAS

| 27.06.11 - 16h31

Testagem rápida para HIV comprovou mais um ano de sucesso no São João do Recife 2011

Mais de 1,6 mil testes foram feitos nos estandes montados no Sítio Trindade e Pátio de São Pedro

Por Tádzio Estevam

Experiência consagrada em outros eventos de grande porte no município, como o Carnaval Multicultural, a testagem rápida de HIV esteve disponível em dois polos de animação: na Praça do Carmo, em São José – próximo ao Pátio de São Pedro –, e no Sítio Trindade, em Casa Amarela. O serviço funcionou entre os dias 21 e 26, sempre das 18h à meia-noite. Ao todo, foram feitos 1.610 testes, com resultado positivo para 14 casos.

De acordo com o coordenador Municipal de Atenção às DST e AIDS, José Acioly, “todas pessoas, inclusive as que não tiveram oportunidade ou condições de financiar um teste de HIV, receberam este serviço gratuitamente. Nossa campanha é a favor da prevenção e do cuidado”, afirmou.

As intervenções da Coordenação de DST/Aids e Hepatites Virais do Recife foram desenvolvidas em parceria com o Mais Vida, programa municipal de redução de danos pelo consumo de álcool, fumo e outras drogas. A mobilização conjunta inclui desde campanha publicitária exclusiva à realização de apresentações teatrais tendo como base as tradições do ciclo junino no Nordeste.

Com 10 minutos de duração, as peças estimulam a adoção de medidas preventivas, abordando questões como prática de sexo seguro e riscos decorrentes do consumo de entorpecentes. Após as encenações, arte-educadores e agentes de redução de danos e de prevenção distribuirão material educativo ao público. Durante as festividades, a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é distribuir mais de 250 mil preservativos, porta-camisinhas, sachês de gel lubrificante, porta-celulares e chaveiros.

O exame é simples e o resultado sai em apenas meia hora. A coleta é feita com um furo no dedo, exatamente como o que avalia a taxa de glicose no sangue. Cerca de 15 pessoas atuaram em cada estande diariamente, entre psicólogos, bioquímicos, técnicos de enfermagem, aconselhadores, agentes de prevenção e auxiliares de serviços gerais.