NOTÍCIAS

| 27.06.12 - 16h24

Representantes da CTTU participam de seminário sobre segurança das crianças nos veículos

No evento foi apresentada a pesquisa realizada sobre a utilização das cadeirinhas e itens de segurança obrigatórios por parte das crianças na América Latina e Caribe. Foto: Inaldo Menezes

Na manhã desta quarta-feira (27), aconteceu no Recife o Seminário Internacional de Segurança da Criança nos veículos, que contou com a presença de diversas autoridades ligadas ao tema de trânsito, transporte e prevenção de acidentes. No evento, organizado pela Fundación MAPFRE, foi apresentada a pesquisa realizada sobre a utilização das cadeirinhas e itens de segurança obrigatórios por parte das crianças na América Latina e Caribe. A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) foi representada no encontro pelo diretor de Transportes, Carlos Augusto Elias, que fez parte da mesa principal.  

Segundo os dados do levantamento, apresentados por Julio Laria del Vas, diretor do Instituto de Segurança Viária da Fundación MAPFRE-Espanha, o Brasil ainda possui um número muito elevado de mortes de crianças vítimas de acidentes de trânsito. Para o profissional, é fundamental colocar à disposição da sociedade os números da mortalidade para que as pessoas tomem ciência do perigo que existe na condução de crianças sem o uso dos itens obrigatórios de segurança. Nos dados gerais da pesquisa, o trânsito é responsável pela morte de quase 6,5 mil crianças na América Latina por ano. São mais de 1.500 mortes apenas no Brasil.

O diretor de Transportes da CTTU, Carlos Augusto Elias, pontuou que a mudança de comportamento dos condutores com relação à condução das crianças e no trânsito em geral, necessita do envolvimento de todos, sociedade civil, governos, imprensa, entre outros. “O poder público tem que buscar parcerias, como esta de hoje, para garantir a realização das ações de prevenção e de fiscalização. O trânsito é formado por pessoas e é fundamental que as pessoas respeitem as normas de segurança”, frisou o gestor.

Também presente ao evento, a coordenadora nacional da organização que trabalha com a prevenção de acidentes de crianças, a ONG Criança Segura, Alessandra Françoia, destacou que o trânsito é atualmente a principal causa das mortes de crianças de 0 a 15 anos de idade. “Os dados do Ministério da Saúde mostram que o trânsito, seja nos atropelamentos ou como ocupantes dos veículos, é motivo que mais provoca a mortalidade das crianças brasileiras. Em seguida vem o afogamento”.   

O seminário contou ainda com a presença da diretora presidente do DETRAN-PE, Maria de Fátima Bezerra; do diretor de Trânsito da CTTU, Agostinho Maia e da presidente do Conselho Estadual de Trânsito de Pernambuco, Semíramis Queiroz.