Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Políticas sobre Drogas | 27.06.16 - 15h07

Prefeitura alcança a marca dos 2 mil agentes multiplicadores do Foco

A Secretaria de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas entrega nesta segunda-feira (27) os certificados dos novos agentes multiplicadores. Evento marca o início da programação da Semana de Enfrentamento às Drogas no Recife

 

A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas (Secod), conquista uma marca significativa na luta pela prevenção às drogas. O Projeto Formação Comunitária (Foco) alcança o número de 2 mil agentes multiplicadores habilitados pela pasta. Para marcar o feito será realizada nesta segunda-feira (27), a partir das 19h, no auditório da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Educadores do Recife Professor Paulo Freire, na Madalena, a certificação de 142 pessoas, alcançando assim a marca dos 2 mil capacitados.  Na ocasião, o secretário Fernando Dourado também entregará às instituições que participaram desta última formação o selo que reconhece municipalmente os locais como espaços de prevenção às drogas. São elas: Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Alto do Mandu, em Casa Amarela; Centro dos Agentes Ambientais do Ibura; Associação dos Moradores da UR-1, no Ibura; Escola Débora Feijó, na Mangueira; Capela Cristo Redentor, no Jordão; Capela São Sebastião, no Alto do Pascoal; e a Universidade Norte do Paraná Polo 2 (Unopar), na Boa Vista.

De acordo com Fernando Dourado, o trabalho sério em cima da prevenção fará com que, no futuro, os gastos com tratamento de usuários diminuam consideravelmente. "Mas isto só será possível se as políticas caminharem juntas e de forma integrada. A parceria entre sociedade civil e governo é um dos principais componentes para que o trabalho seja desenvolvido em sua plenitude", enfatizou, acrescentando: "A inclusão é a bandeira da nossa secretaria e juntos conseguiremos alcançar os objetivos que tanto queremos".   

O Foco é um projeto de intervenção no território para prevenção do uso, abuso do crack e outras drogas com proposta de trabalho voltada para ações que devem ser executadas dentro da comunidade onde o indivíduo vive. “A Secod está no território, nas seis Regiões Político Administrativas da cidade (RPA), realizando um trabalho integrado para transformar a realidade social do Recife. Todos nós sabemos que este enfrentamento às drogas é algo que tem que ser feito diuturnamente”, ressalta Dourado. A Formação contempla três módulos: “Aspectos gerais sobre as drogas”; "Prevenção às drogas e outros cuidados" e "Redução de danos e riscos, território e rede".

SEMANA - O evento, que já foi batizado de Foco 2 mil, marcará também o início da programação da Semana de Enfrentamento às Drogas no Recife - no último domingo (26), foi comemorado o Dia Mundial de Combate às Drogas. Dentro da programação das ações, haverá nesta terça-feira (28) rodas de diálogo em escolas da Rede Municipal de Ensino. Na quarta-feira (29), na Praça do Carmo, no Centro do Recife, técnicos da Secod farão panfletagem e ainda haverá esquetes teatrais, música e atendimentos de saúde.

Na quinta-feira (30), as rodas de diálogo retornam às escolas da Rede Municipal de Ensino. Na sexta (01), a partir das 18h, o trabalho de prevenção vai acontecer na Rua da Moeda, no Bairro do Recife, e no Pátio de Santa Cruz, na Boa Vista. Para encerrar a programação, no sábado (02), a partir das 10h, os técnicos da pasta estarão presentes nos mercados públicos do Recife (Boa Vista, Encruzilhada, Casa Amarela, Jordão, Afogados, Água Fria, Madalena e São José).

Vale a pena registrar que o Dia Mundial de Combate às Drogas surgiu após a ONU, através do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC), estipular a data da Conferência Internacional sobre o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, realizada em 26 de junho de 1987, em Viena, como a que marca a causa no mundo. Anualmente, nesta data, o Relatório Mundial de Drogas é atualizado com informações sobre consumo, produção e tráfico de drogas em todo o planeta.