Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 27.06.16 - 10h34

Sítio Trindade encerra participação no Ciclo Junino 2016

img_alt

Depois de duas semanas de atividades em Casa Amarela, agora é a vez do Pátio de São Pedro assumir a festa do Ciclo Junino (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

A primeira parte dos festejos juninos chegou ao fim neste domingo (26). A programação do Sítio Trindade, em Casa Amarela, que começou no dia 17 de junho, terminou do jeitinho que começou: ao som de muito forró. Quem passou pelo mais tradicional arraial da cidade montado pela Prefeitura do Recife durante o Ciclo Junino 2016 conferiu de perto o autêntico São João, com quadrilhas, comidas típicas e muita música. Agora a festa muda de endereço e aporta no Pátio de São Pedro a partir da próxima semana.

Durante duas semanas, o Sítio Trindade se vestiu de alegria para receber matutos e matutas de diferentes idades e vindos de várias partes da cidade. Em cada cantinho do espaço foi possível curtir o São João na sua essência. As competições das quadrilhas juninas reuniu cores, empolgação e dedicação de cada um dos participantes da disputa. O 32º Concurso de Quadrilhas Juninas foi vencido este ano pela Origem Nordestina, do Morro da Conceição, com o tema “Aos pés da Santa”. O segundo lugar ficou com a Quadrilha Zé Matuto, com o tema “Canavial de Engenho”. E em terceiro, a Zabumba, de Camaragibe, que falou sobre “A fábula do Sol”. O final de semana também contou com apresentação das quadrilhas infantis.

Neste domingo (26) passaram pelo palco do Sítio Trindade nomes como Cezinha, Josildo Sá, Nadia Maia e Alcymar Monteiro. Nos outros dias fizeram as honras da casa Maciel Melo, As Filhas de Baracho, Fabiana Pimentinha, Genival Lacerda, Som da Terra e Nando Cordel, entre outros. Os dois homenageados do São João deste ano também fizeram show: Santanna, o Cantador e Dona Glorinha do Coco. O pátio permaneceu lotado o tempo todo, do início ao fim de cada um dos dias de festa.

A Prefeitura do Recife manteve vários serviços funcionando dentro do Sítio desde o dia 17, quando a programação foi iniciada. A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, em todas as principais festas do calendário da cidade, mantêm um serviço de acolhida para crianças e adolescentes com o objetivo de evitar que esses jovens sejam envolvidos no trabalho infantil. Cerca de 110 crianças passaram pelo espaço montado e lá, enquanto seus pais trabalhavam, uma equipe de 22 profissionais se revezava no atendimento que contou com recreação e atividades lúdicas. Além desse espaço, equipes itinerantes circularam pelo Sítio com campanha educativa sobre a exploração do trabalho infantil. 

A infraestrutura montada para o Sítio Trindade contou também com equipes da Secretaria Municipal de Saúde (posto médico, SAMU e Vigilância Sanitária), Emlurb, CTTU, Guarda Municipal e Controle Urbano, além das polícias Civil e Militar.

Pátio de São Pedro - A programação das celebrações de São Pedro começam nesta segunda-feira (27), no bairro de São José. A partir das 19h, tem início no Pátio de São Pedro a 10ª Exposição da Culinária Afro-Brasileira no Ciclo Junino. A iniciativa é uma parceria do Núcleo da Cultura Afro-Brasileira com a Mãe Elza de Iemanjá, os povos tradicionais de terreiros, e conta com o apoio da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife. A exposição é uma noite dedicada à celebração da culinária africana e à reflexão sobre sua influência nos pratos mais comuns em nosso país. A estrutura este ano conta com onze barracas expondo as iguarias, comandadas pelos babalorixás e as ialorixás, pai e mãe de santo, respectivamente.