Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 27.06.16 - 14h36

Terça Negra Especial agita o Ciclo Junino no Pátio de São Pedro

img_alt

A véspera de São Pedro promete muita animação com diversas atrações (Foto: Divulgação)

 

As celebrações de São Pedro nesta terça-feira, 28 de junho, prometem embalar todo mundo que curte boa música. É que a partir das 19h, a Terça Negra Especial vai celebrar o santo do Ciclo Junino com várias atrações no Pátio de São Pedro, com entrada franca. Na programação, muito coco, afoxé e maracatu. A Terça Negra é uma realização do Movimento Negro Unificado em parceria com o Núcleo de Cultura Afro, e conta com o apoio da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife.

A noite começa com um encontro de cinco grandes mestres do coco de roda de Pernambuco. A Matinada abre a programação levando para o palco do pátio os coquistas Galo Preto, Zé de Teté, Bio Caboclo, Cícero Gomes e Adiel Luna. O projeto conduz a uma viagem no tempo, mostrando a manifestação desde sua forma mais pura e encantadora – como cantiga de trabalho – até como modalidade mais elaborada de rimas e métricas, a partir dos estilos distintos de cada mestre, típicos das regiões distintas onde cada um brinca: Litoral, Zona da Mata, Agreste e Sertão. Junto com os mestres, completam a brincadeira, na percussão Maureliano Ribeiro (coquista e artesão de instrumentos percussivos de Camaragibe) e Iran Caixinho (grupo Bongar), além do coro formado por Damião e Damares Calixto (importantes figuras do Coco Raízes Arcoverde) e Valeria Wanda (da Orquestra Popular da Bomba do Hemetério).

A segunda atração da noite é a cantora, compositora e instrumentista Isaar. Ela começou a vida artística como brincante no Maracatu Piaba de Ouro, de Olinda/PE, em 1995. De 1997 a 2004, integrou a banda Comadre Fulozinha, com a qual gravou dois CDs e se apresentou em diversas cidades do Brasil. Isaar integrou ainda os projetos DJ Dolores & Orquestra Santa Massa (2001) e DJ Dolores & Aparelhagem (2004), nos quais era a cantora principal e coautora de algumas músicas, além de ter participado da gravação de álbuns das bandas Siba e A Fuloresta, Mundo Livre S/A, Eddie e Cidadão Instigado e de várias trilhas sonoras para teatro, dança e cinema.

Logo em seguida quem assume o palco é o Coco dos Pretos. O grupo vem do Bairro de Chão de Estrelas e tem como influência nomes consagrados como Coco do Amaro Branco, Zé Neguinho e Mestre Galo Preto. E para fechar a noite desta Terça Negra Especial quem se apresenta é o Afoxé Filhos de Xangô, de Paulista. O grupo surgiu da necessidade da reafirmação dos valores da cultura negra no município, respeitando a diversidade.

 

Serviço:

Projeto Terça Negra Especial

Quando: terça-feira, dia 28 de junho

Horário: 19h

Onde: Pátio de São Pedro, bairro de São José, Recife.

Informações: 3355.3310