NOTÍCIAS

Planejamento e Gestão | 27.06.17 - 16h09

Preservação do patrimônio é tema de atividades nas escolas

img_alt

Duas escolas da Rede Municipal de Ensino já receberam a iniciativa, que deverá ser replicada em outras escolas da rede. (Foto: Antônio Tenório/PCR)

 

Conhecer para cuidar. Foi com esse olhar que a Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural (DPPC) chegou à Escola Municipal Padre José de Anchieta, na Mustardinha, para iniciar um trabalho que começa a ganhar raízes: educação patrimonial. A ideia surgiu a partir do curso de formação para professores da Rede Municipal de Ensino, que teve como tema a Revolução Pernambucana de 1817, realizada no final deste primeiro semestre. A experiência levada pela equipe da DPPC incentiva os alunos a se tornarem exploradores do seu bairro a partir de atividades supervisionadas pelos docentes. A atividade teve início na escola ontem (26) e segue durante toda a semana. A primeira escola a receber o trabalho foi a Escola Maurício de Nassau, no Alto do Mandu, ainda na primeira semana de junho.

O objetivo é estimular os alunos a conhecerem mais o bairro onde moram e consequentemente o restante da cidade. O trabalho visa também despertar neles o interesse pela preservação do espaço em que convivem, como o mercado, a feira, a igreja, o campinho de futebol, a praça. A atividade se estende à escola estimulando cada um deles a terem cuidado com o ambiente escolar. A Escola Padre José de Anchieta possui cerca de 500 crianças divididas em dois turnos, manhã e tarde, do 1º ao 5º ano. Os alunos produzirão ao longo da semana fotos, vídeos e desenhos que retratem lugares e o cotidiano do bairro da Mustardinha.

“Levamos um pouco do que foi a exposição ‘Olhares da Boa Vista’ para que eles percebam que aquele bairro do centro possui importantes edificações, das quais algumas estão preservadas pela instância municipal. Queremos despertar a curiosidade sobre o bairro onde essas crianças e adolescentes moram e o sentimento de pertencimento. O balanço da praça que eu uso não é somente meu. Eles precisam naturalmente entender que outras crianças também brincarão ali. Isso vale com tudo que patrimônio, quer seja pessoal ou de uso comum. Trabalhamos neles questões que tem tudo a ver com o exercício da cidadania”, explica Dirceu Marroquim um dos coordenadores da iniciativa.

“Essa escola foi criada em 1960. Há 57 anos ela faz parte do bairro da Mustardinha. A própria escola é um patrimônio importante para o bairro. Trabalhos como esse ajudam a reforçar atividades que já realizamos aqui na escola. Conhecendo melhor o bairro eles se sentirão responsáveis e consequentemente passam a ter mais cuidado com a escola também. Eles são multiplicadores em potencial dentro de suas casas. Isso pode fazer a diferença mais na frente”, explica a gestora da Escola, Sandra Costa.

Novas turmas da Rede Municipal de Ensino estão sendo estudadas pela equipe da DPPC para serem inseridas na programação a partir da experiência vivenciada na Mustardinha e no Alto do Mandu. A retomada dos trabalhos deve acontecer no início do segundo semestre.