Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Políticas sobre Drogas | 27.06.17 - 20h35

Sistema Mais Recife de Políticas sobre Drogas é lançado pela PCR

img_alt

O lançamento aconteceu durante o I Congresso de Prevenção ao Uso e Abuso de Álcool e outras Drogas, que contou com palestra do rapper MV Bill (Foto: Antônio Tenório/PCR)

 

A Prefeitura do Recife lançou, nesta terça-feira (27), o Sistema Mais Recife de Políticas sobre Drogas, durante o I Congresso Internacional de Prevenção ao Uso e Abuso de Álcool e outras Drogas, realizado no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções. No seminário organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos como parte da Semana Municipal de Prevenção às Drogas, estiveram presentes o rapper MV Bill, o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, representantes do Escritório da Organização das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC), do Ministério da Saúde, da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), do Governo do Estado e do poder legislativo.
 
A secretária de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife, Ana Rita Suassuna, destacou a importância de integrar os diversos poderes para que as políticas públicas sejam mais efetivas. “Recife tem uma história de uma rede integrada da saúde, da assistência social e educação, mas o poder público não faz nada sozinho. Precisamos unir as nossas redes e sempre manter o diálogo com os mais diversos segmentos da sociedade, assim como devemos trabalhar com a prevenção e a redução de danos”, destacou a gestora.
 
Autor do documentário “Falcão - meninos do tráfico”, o rapper e ativista social MV Bill falou sobre estratégias de prevenção ligadas à qualidade de vida. “A partir do momento que a gente ocupa a cabeça da molecada com outras coisas, a pessoa não tem tempo de pensar em drogas. Se ficarmos apenas no discurso do ‘não pode’, acabamos despertando a curiosidade dos jovens”, explica o rapper que é um dos fundadores da Central Única das Favelas (CUFA).
 
Responsável por apresentar o Sistema Mais de Políticas sobre Drogas aos cerca de dois mil participantes do congresso, o secretário-executivo de Políticas sobre Drogas do Recife, André Sena, explicou que o programa é baseado em evidências científicas e traz abordagens inovadoras sobre o assunto. O foco é a prevenção ao uso e abuso de drogas, o cuidado com os usuários e a inserção social deles. 
 
“Este é um conjunto integrado de programas estratégicos para estabelecimento e desenvolvimento de políticas sobre drogas na cidade. A palavra MAIS destaca os nossos pilares de atuação, sendo o M de Mobilização, A de Acolhimento, I de Integração e S de Sistematização”, explicou o sociólogo. Durante o congresso, o secretário também falou sobre a campanha Influência do Bem, lançada durante o São João deste ano como estratégia para prevenção às drogas. “O Sistema Mais visa promover habilidades para a vida, focado na influência do bem. Se eu faço bem ao próximo, eu vejo o meu valor na sociedade e, com isso, diminuo os fatores de riscos para o uso abusivo de drogas”.
 
Para a prevenção ao uso e abuso de drogas, o Sistema Mais Recife entende que a mobilização social é um fator necessário. Entre as linhas de atuação, destacam-se o Circuito Mobi, que trabalha com líderes e formadores de opinião dentro das comunidades; o Prev.Com, que atua com jovens e adultos, formando agentes de prevenção através da promoção pessoal do indivíduo; o Descolado, que atua nas escolas da cidade; o pró-transforma, que atua com profissionais de diversos setores para firmar parcerias de prevenção, além da Caravana da Prevenção, que usa atividades lúdicas para conversar sobre sonhos com crianças e adolescentes. 

No campo do cuidado com os usuários de drogas, os técnicos Programa Acolhe Vida Recife visitam cenas de uso de drogas da cidade regularmente, como a Praça Maciel Pinheiro, Ponte do Limoeiro e Avenida Ribeiro de Brito. Durante a abordagem dos usuários, são feitas ações de redução de danos e, ainda, encaminhamentos para rede de saúde (CAPS AD), rede de assistência social (Centros de Referência de Assistência Social e Centros de Referência Especializado de Assistência Social – CRAS e CREAS da Prefeitura do Recife) e para a rede complementar (ONGs e Comunidades terapêuticas), conforme a necessidade observada pelo usuário e respeitando a autonomia do cidadão. Os profissionais do Acolhe Vida também atendem semanalmente no Centro Comunitários da Paz (Compaz) do Cordeiro (nas quintas) e no Compaz do Alto Santa Terezinha (nas sextas). Ainda são oferecidos serviços de terapia em grupo e individual aos usuários e suas famílias. 
 
Para inserção social, o Sistema Mais trabalha com o Programa Integra Recife, que foca na preparação do acolhido para uma relação saudável consigo e para o convívio benéfico com a sociedade. O Integra Recife trabalha com a elevação de escolaridade e com acompanhamento e inserção de usuários e suas famílias. 
 
Para que todas as linhas de atuação dos programas do Sistema Mais Recife estejam embasadas em evidências científicas, a equipe de Sistematização e Pesquisa articula estratégias para elaboração de pesquisas com institutos, universidades e cidades modelos. Todos os serviços da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas podem ser acessados através do telefone 3355-8210 ou pelo e-mail sepod.recife@recife.pe.gov.br.
 
SEMANA DE PREVENÇÃO - O Congresso fez parte da I Semana de Prevenção às Drogas do Recife, que conta com programações desde o último sábado (24) até a próxima sexta-feira (30). As ações acontecem na semana marcada pelo Dia Internacional de Combate às Drogas, que foi nessa segunda-feira (26). 
 
Nesta quarta-feira (30), o Projeto Caravana da Prevenção fará o Show de Prevenção em quatro escolas municipais do Recife. A Caravana da Prevenção é um projeto da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas (Sepod Recife) que visa falar com os indivíduos por meio de atividades lúdicas, abordando o tema da prevenção ao uso de drogas. 
 
Confira o restante da programação da Semana de Prevenção às Drogas no Recife:
 
• Quarta-feira (28/06) - Caravana de Prevenção nas escolas municipais:
 
- 8h – Escola Municipal Octávio de Meira Lins - Avenida José Rebouças, n° 141, Vasco da Gama.
 
- 10h – Escola Municipal Tempo Integral Divino Espírito Santo - Praça da Caxangá, n° 127, Caxangá.
 
- 13h – Escola Municipal Antônio de Brito Alves - Rua Ernesto de Brito Alves, n° 180, Mustardinha.
 
- 15h – Escola Municipal de Tempo Integral Dom Bosco - Rua Avenópolis, n° 600, Jardim São Paulo.
 
 
• Quinta-feira (29/06) – Lançamento do vídeo de prevenção para veiculação nos cinemas do Recife, às 9h, na Câmara Municipal do Recife, e assinatura da Parceria entre a Prefeitura do Recife a UNODC para prevenção ao uso de Drogas, às 15h, no edifício-sede Prefeitura.
 
 
• Sexta-feira (30/06) - Fórum de gestores brasileiros de políticas públicas sobre drogas.