Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 27.06.18 - 15h02

Quadrilhas infantis alegram o Compaz Governador Eduardo Campos nesta quarta (27)

img_alt

Nesta segunda noite de eliminatórias do 16º Concurso de Quadrilhas Juninas Infantis, realizado pela Prefeitura do Recife, seis quadrilhas se apresentam, a partir das 18h45 (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Chegou a vez dos quadrilheiros mirins. O Compaz Governador Eduardo Campos recebe, hoje (27), o segundo dia de eliminatórias do 16º Concurso de Quadrilhas Juninas Infantis, realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife.

Nesta noite, seis quadrilhas se apresentam: Junina Sapeca, às 18h45; Junina Raízes do Rosário, às 19h15; Balão de Prata, às 19h45; Xilindró de Ritmos, às 20h15; e Junina Menezes na Roça, às 21h. A grande final será amanhã (28), no Sítio Trindade, a partir das 18h45.

A primeira da noite, a Junina Sapeca, composta por mais de 50 crianças do Morro da Conceição e de bairros vizinhos, vai apresentar o tema “Nem tudo é o que parece ser”, trazendo a proposta de um uso consciente da internet, já que, na rede, alguns falsos amigos podem estimular os pequenos a desobedecerem seus pais, expondo-os a situações de perigo.

Em seguida, a Junina Raízes do Rosário, do Pina, vai contar a história de Bebel e Bruninho, que adoravam ouvir tio Zé falar sobre os festejos juninos da sua época. Eles resolvem fazer uma quadrilha com bonecos de pano, mas ainda faltam os noivos. A temática da Raízes do Rosário, que conta com 47 brincantes, é “Um sonho de quadrilha do fundo do baú”.

A Balão de Prata, de Pixete, São Lourenço da Mata, é a mais novinha de todas, tendo sido criada no início deste ano. Os 37 componentes vão desenvolver o tema "A lenda de uma paixão no eclipse do amor", retratando a lenda do romance do Sol e da Lua. A história acontece no dia de São João, quando ocorre um eclipse.

A Xilindró de Ritmos, fundada em 1986, também de Pixete, São Lourenço da Mata, traz como proposta esse ano “O Caçador de Pipas”. Baseada no filme de mesmo nome, a trama trata da amizade entre as crianças. O espetáculo será apresentado por 40 brincantes.

Por último, a Junina Menezes Roça, do bairro da Macaxeira, vai levar os 32 participantes mirins para interpretar o espetáculo “É tempo de sonhar”, inspirado no clássico Cinderela. A história da Disney vai ser adaptada ao ciclo junino.

Primeira eliminatória – Na noite de ontem, o Compaz Eduardo Campos ficou pequeno para a quantidade de gente que foi conferir as apresentações das quadrilhas infantis. Na primeira noite de competições, cinco grupos se apresentaram: as juninas Brincant’s Show, Fusão, Pisa na Fulô, Matutinho Dançante e Trapiá.

Moradora do Ibura, Geovana Ferreira, 45 anos, era uma das mais entusiasmadas da torcida que se formou no Compaz. “Não conhecia o Compaz. Fiquei surpresa. Tudo limpo, organizado, bonito. Vim para ver a Brincant’s Show. Minha filha já dançou nessa quadrilha. Adoro ela. Mais que isso: tenho amor por essa tradição, que tira as crianças dos caminhos errados, dá oportunidades. Também fui quadrilheira. Sei o valor que essa cultura tem”, disse, emocionada.

Já Glécia Guimarães, 35 anos, dona de casa do Alto de Santa Terezinha, gostou foi de receber as quadrilhas “em casa”. “Adoro o Compaz. Tem muita programação. Já fiz natação, participo de tudo que posso. Achei maravilhoso porque sempre tenho que ir no Sítio ver as quadrilhas. Hoje, foram elas que vieram atrás de mim”, brincou.