NOTÍCIAS

| 27.07.15 - 17h08

Projeto Coqueiral: Exposição Ter Água atrai visitantes da PCR

img_alt

Mostra ainda passará pela Estação do Metrô, Aeroporto e Museu da Cidade. (Foto: Luciano Ferreira/ PCR)

 

A Exposição Ter água que apresenta as práticas e uso da água no cotidiano do Recife por meio de imagens atraiu visitantes e servidores do edifício sede da Prefeitura nesta segunda-feira (27). A mostra é resultado do projeto franco-brasileiro Coqueiral. Quem passou no espaço teve a oportunidade de se informar sobre a importância dos cuidados com a água e armazenamento, além de aprender mais sobre o mosquito transmissor da Dengue, o Aedes aegypti, e como evitar a proliferação. A Exposição itinerante segue até quinta-feira (30) e passará pela Estação Central do Metrô, Aeroporto e Museu da Cidade do Recife.

Para a antropóloga, Armelle Giglio, uma das idealizadoras do projeto, a busca pela água independe do meio social que o cidadão vive, cada um tem a própria maneira de enfrentar a escassez do produto com a intenção de garantir a segurança hídrica, tanto em termos de quantidade como qualidade. “Nosso objetivo é dar um retorno da pesquisa de campo antropológico no que diz respeito às preocupações da população do Recife em relação à água. Essa fotoetnografia traz, em detalhes, imagens da realidade de pessoas de classes sociais diferentes”, explicou a pesquisadora.

A exposição atraiu a advogada, Maria de Fátima Souza, que gostou da experiência. “Aprendi mais sobre as doenças de veiculação hídrica e pude ver os ovos do Aedes aegypti por meio do microscópio. Também ganhei cloro para fazer a desinfecção das minhas frutas e verduras. Vale a pena conferir de perto essa mostra”, avaliou.

A coordenadora interina de Vigilância Ambiental, Fabiana Camarão, deu dicas de como prevenir problemas graves decorrentes do manuseio da água. “Limpar, desinfetar e tampar os reservatórios domiciliares são algumas atitudes simples que podem evitar o surgimento de muitas doenças. A informação é um fator determinante para conscientizar as pessoas”, pontuou.