Secretaria da Mulher

NOTÍCIAS

Mulher | 27.07.17 - 12h46

Núcleo de Gênero e Raça Ajè Negras é lançado com foco no combate ao racismo institucional

img_alt

o grupo é formado por diversas pastas municipais e coordenado pela Secretaria da Mulher do Recife (Foto: Irandir Souza/PCR)

 

"A ideia do Núcleo surgiu ano passado, com as pessoas que estão trabalhando na ponta, nas comunidades. Surgiu da necessidade da gente se reconhecer na gestão. Do desafio de entrar nos elevadores e não nos verem como funcionárias da Prefeitura por ser negra", comentou a pedagoga Fábia  Barbosa, uma das idealizadoras do Núcleo de Gênero e Raça Ajè Negras, uma articulação da Secretaria da Mulher do Recife com as pastas de Saúde, Administração, Educação e Direitos Humanos, voltada para a promoção dos direitos das mulheres negras nas políticas públicas.  O lançamento do Núcleo ocorreu na quarta-feira (26), no mezanino da Prefeitura do Recife.

O Ajè vem para regulamentar o Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI), lançado em 2014, pelo município. Entre as ações que serão desenvolvidas estão a elaboração de pesquisas; produção e criação de grupos de estudos; construção de bancos de dados; qualificação de servidores e, principalmente, a inclusão da perspectiva de raça e gênero nas políticas públicas. "Nós só vamos conseguir sair do canto se nós nos unirmos. Esse grupo que criamos aqui é para isso", comentou a secretária da Mulher do Recife, Cida Pedrosa.

Presente no evento, o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, ressaltou a importância do Núcleo ser dinâmico e permanente na luta contra o racismo institucional.  "Essa luta é de todos nós. Existe toda sorte de preconceito. E o preconceito conspira contra a vida, contra a ciência, contra o amor, contra a arte, contra a possibilidade de avançarmos no processo civilizatório da sociedade brasileira", comentou. Além do Luciano, também estiveram no lançamento representantes da Saúde, Direitos humanos e Administração. "Para mim, é muito importante institucionalizar o Núcleo. As duas temáticas - gênero e raça- não são tarefas fáceis, mas são muito importantes", comentou a gerente de Igualdade Racial da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Política sobre Drogas e Direitos Humanos, Girlana Diniz.

O termo Ajé vem do Yorubá, e significa bruxa, feiticeira, mulher encantada. Ajè Negras significa uma mulher negra com poderes, encantamento e que tem como meta o enfrentamento ao preconceito e a promoção de direitos.