Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 27.07.18 - 19h30

Compaz Escritor Ariano Suassuna recebe o primeiro dia do 11º Jogos da Pessoa Idosa do Recife

img_alt

No primeiro dia de programação, os participantes contaram com atividades esportivas adaptadas e oficinas (Foto: Cortesia)

 

Nem o tempo chuvoso desta sexta-feira (27) atrapalhou a animação da turma que participou do primeiro dia de programação dos Jogos da Pessoa Idosa do Recife. O evento é promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife e do Conselho Municipal de Direitos e Defesas da Pessoa Idosa.
 
A agenda de atividades de hoje foi no Compaz Escritor Ariano Suassuna, no Cordeiro. Ioga, dança, esgrima, bocha e oficinas de artesanato foram algumas das atividades na programação. Todas as atividades esportivas foram adaptadas para as pessoas com mais de 60 anos. Rosângela Malafaia, de 61 anos, do grupo Bem-Estar do Ibura, leva as atividades esportivas para a sua rotina. “A aula de ioga que participei hoje me fez refletir sobre a minha respiração. Quero mais equilíbrio interior e vou pegar o que aprendi hoje para a vida".
 
Maria das Graças, de 65 anos, do grupo Alegria de Viver, do bairro Roda de Fogo, ficou feliz em aprender novas modalidades esportivas e conhecer pessoas. “Os jogos nos trazem a oportunidade de conhecer novos lugares, pessoas e modalidades. É muito divertido fazer parte deste evento”.
 
“Quando me aposentei passei a ter uma rotina triste, logo depois me indicaram as atividades diárias realizadas no Compaz”, comenta Júlia Moura, de 69 anos. Quem também não reclamou da programação foi Maria do Carmo Lins, de 66 anos, do grupo Cabanga. “A dança me traz muita paz. É a modalidade que consigo descarregar de tudo”.
 
No domingo (29), as atividades voltam para ruas do Recife Antigo. A tradicional caminhada contará com a presença da frevioca, a partir das 8h, saindo da Praça do Marco Zero. Nos dias 31 de julho, 02 e 03 de agosto, a partir das 8h, as programações retornam para o Compaz do Cordeiro, onde vão acontecer as modalidades esportivas adaptadas: voleibol, basquete, handebol, futsal, dominó, damas, hóquei e muito mais.
 
Na quarta-feira (01), as atividades chegam no bairro de Boa Viagem, no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, a partir das 14h. A programação conta com mostras culturais dos grupos de convivências de todas as Regiões Político-Administrativas (RPAs) do Recife. Dança, canto e poesia fazem parte da apresentação própria dos participantes.
 
O encerramento da 11º edição dos Jogos da Pessoa Idosa do Recife será no dia 04 de agosto, na AABB, no Bairro das Graças. Cerimônia de encerramento, premiação e baile com orquestra de frevo encerram o ciclo dos jogos. A programação tem como proposta a valorização da qualidade de vida, além do estímulo à prática esportiva e o bem-estar de pessoas com a faixa etária a partir dos 60 anos.