NOTÍCIAS

Educação | 27.08.15 - 16h25

Estudantes participam de oficinas e apresentações teatrais no Parque Santana

img_alt

Atividades incluem conceitos ambientais, abordados de forma lúdica numa tenda, e acontecem até a sexta (28). (Foto: Carlos Augusto/PCR)

 

Mais de 700 estudantes da rede municipal de ensino participam, até esta sexta (28), de oficinas educativas e apresentações teatrais, realizadas numa tenda montada no Parque Santana, no bairro de mesmo nome. As atividades lúdicas fazem parte do Projeto Circulando, parceria entre a Prefeitura do Recife e a Ultragaz, que tem o objetivo de contribuir para a formação integral dos alunos e complementar os trabalhos desenvolvidos, durante o período de recesso, na colônia de férias da rede.

As atividades começaram na quarta-feira e acontecem das 9h às 10h30 e das 14h às 15h30, dentro de uma tenda de 200m2, onde são abordados, de maneira lúdica e dinâmica, conceitos ambientais e de sustentabilidade. Serão três dias de atividades, sendo duas apresentações de teatro - de manhã e à tarde - e uma de cinema (à noite, voltada para a comunidade). A capacidade de público para cada apresentação é de 150 pessoas. O projeto destina-se a alunos matriculados no 5º ano do ensino fundamental, de 15 unidades de ensino.

Na manhã desta quinta (27), as escolas municipais Engenho do Meio, Edite Braga e Alto Santa Terezinha participaram das atividades. À tarde, é a vez das unidades Professor Mauro Mota e São Cristovão. De acordo com a técnica pedagógica Cláudia Mafra, da Divisão de Anos Iniciais, o objetivo dessa ação é trazer cultura e educação para os estudantes. “Estamos levando arte para os alunos, num espaço físico diferente, para que eles tenham a oportunidade de vivenciar esse momento de lazer e ao mesmo tempo de aprendizado. A apresentação teatral aborda o tema sustentabilidade de forma lúdica”, comenta Cláudia.

O estudante Lucas Lima, 11 anos, da Escola Municipal Engenho do Meio, diz ter adorado o espaço e a programação. “Eu gosto muito de ambientes circenses. O espaço é bom e estou adorando as atividades. Eu e meus amigos ficamos ansiosos quando soubemos que viríamos pra cá”, destaca.

A ação tem como proposta levar cultura e entretenimento, de forma gratuita, para crianças e adolescentes de instituições e escolas públicas de várias regiões do país. “O projeto existe desde o ano 2000 e busca aproximar a cultura das classes menos favorecidas. A ação educativa de preservação ambiental está alinhada à missão de sustentabilidade da Ultragaz”, pontua a gerente de sustentabilidade da empresa, Daniela Gentil.