NOTÍCIAS

Saúde | 27.08.15 - 16h14

Recife lança nesta sexta-feira (28) cartilha em Braille para mulheres com deficiência visual

A Secretaria de Saúde do Recife lança às 14h, desta sexta-feira (28), uma Cartilha de Saúde da Criança, impressa em Braille,  durante o Seminário sobre o Estatuto da Pessoa com Deficiência- Lei Brasileira de Inclusão, no Instituto dos Cegos. A iniciativa faz parte da programação da 14ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, cujo tema é “Viva a Diferença”. 

A Cartilha de Saúde da Criança, elaborada pela coordenação de Saúde da Criança,  tem a proposta de ofertar informações como aleitamento materno, imunização, desenvolvimento infantil e triagem neonatal, entre outros temas abordados. O material foi desenvolvido para os cuidadores com deficiência visual, principalmente as mães e mulheres que desejam ter filho.

As cartilhas serão distribuídas em todas as unidades de saúde do Recife. Nos postos, a paciente normalmente é atendida por uma enfermeira que passa as informações sobre os cuidados com a saúde do bebê, agora, além das orientações, essas mulheres levam para casa o material impresso, para que possam tirar dúvidas. 

Projeto Olhar - Para a Pessoa com Deficiência visual, a Prefeitura do Recife, também tem uma parceria com a Fundação Altino Ventura, com a finalidade de trabalhar, diretamente nas comunidades, na reabilitação de crianças e adolescentes com deficiência visual na faixa etária de 5 aos 17 anos incompletos.