NOTÍCIAS

Turismo | 27.08.16 - 21h02

Olha! Recife Inclusivo leva pessoas com deficiência à Oficina Brennand

img_alt

Roteiro inclusivo foi realizado pela primeira vez na tarde deste sábado (27) e será repetido amanhã (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

Estreou hoje à tarde o OlhaRecife Inclusivo, novidade do projeto OlhaRecife, que oferece passeios gratuitos para pessoas com deficiência, com destino às belezas e histórias da capital pernambucana. O primeiro passeio levou 11 pessoas, entre cegos, cadeirantes e pessoas com deficiência intelectual, para conhecer o magnetismo e todo o conteúdo da Oficina Brennand. Amanhã (28) tem mais. A partir das 13h, o passeio, oferecido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, terá mais uma edição com o mesmo tema.

Os inscritos, acomodados em um ônibus e duas vans adaptadas, foram conduzidos por um guia de turismo, um intérprete de Libras e um audiodescritor pelas belezas de Brennand. E ficaram encantados com a experiência. "Quando fiquei sabendo desses passeios, me inscrevi imediatamente. Pessoas com deficiência não costumam ter muitas oportunidades de lazer. Não conhecia a obra de Brennand. Achei maravilhoso. Vou ficar atenta para não perder os próximos passeios", disse a aposentada Amara Vital dos Santos, 62 anos, que tem mobilidade reduzida.

A aposentada e cadeirante Regina Silvina de Melo, 75 anos, também fez sua estreia na Oficina Brennand. E gostou demais do que viu. "Amei", disse Regina, que foi acompanhada do filho Carlos André. "Esse projeto vem preencher uma lacuna histórica", comentou Carlos.

O cozinheiro Luciano Pereira, 32 anos, não visitava há anos a Oficina Brenannd e aproveitou o projeto da Prefeitura para apresentar o espaço ao filho, Gabriel, que tem oito anos de idade e é autista. "Ele está gostando bastante. Achei muito importante a Prefeitura incluir meu filho e todas as pessoas com deficiência nesse projeto. Todos merecem conhecer e aproveitar sua cidade."

Para o analista de sistemas Leonard Sousa, 32 anos, o OlhaRecife Inclusivo prova que cidadania não se conquista com olhos, ouvidos ou passos. "O projeto nos permite ter acesso à cultura, conhecer nossa história. Tudo isso é muito importante."

Justamente com esse objetivo de assegurar acesso às políticas públicas, ao lazer e ao livre usufruto da cidade para uma expressiva parcela da população recifense, o Olha!Recife Inclusivo é resultado de uma parceria com o Grande Recife Consórcio de Transporte e o Sindicato das Empresas de Fretamento de Pernambuco (Sinfrepe), a Santur Viagens e a Asa Branca Turismo.

Amanhã, o passeio sairá às 13h, da Praça do Derby. Os inscritos devem chegar com 30 minutos de antecedência. O retorno será às 17h. Em setembro, mais dois roteirosinclusivos serão oferecidos.

O domingo também será dia de passear a pé e de bicicleta pela cidade. O OlhaRecife a Pé será uma caçada aos pokémons espalhados pelos bairros do Recife, de Santo Antônio e da Boa Vista. Já o passeio de bicicleta percorrerá as histórias pitorescas, lendas e curiosidades que habitam o Bairro do Recife e arredores.