Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 27.08.21 - 16h12

Participantes do curso de Cuidador da Pessoa Idosa recebem certificado

img_alt

Curso gratuito foi realizado no Compaz Dom Helder Câmara, pela Gerência da Pessoa Idosa do Recife. (Foto: Divulgação)

 

Com o intuito de capacitar profissionais e familiares para lidar com as demandas referentes à pessoa idosa, a Prefeitura do Recife, por meio da  Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas (SDSDHJPD), promoveu um curso gratuito de Cuidador de Pessoas Idosas no Compaz Dom Helder Câmara. Nesta sexta-feira (27), as 19 alunas receberam o certificado de conclusão, com 24 horas-aula, e um manual básico com diversas técnicas para o cuidador.

De acordo com Cacilda Menezes, gerente da Pessoa Idosa do Recife, o envelhecimento populacional é uma conquista da sociedade contemporânea e, além de trazer responsabilidades e obrigações, tal conquista também reflete na expansão da demanda por esse profissional no mercado de trabalho. “Essa já é a quarta turma que finalizamos e, mais uma vez, ficamos felizes por entregar para a sociedade mais pessoas capacitadas que irão saber cuidar e acolher a pessoa idosa seja qual for a necessidade dela”, afirmou Cacilda. 

Também participaram da entrega de certificados no Compaz Dom Hélder Câmara, a secretária-executiva de Direitos Humanos do Recife, Elizabete Godinho; o secretário-executivo de Segurança Cidadã do Recife, Paulo Morais, e a gestora dessa unidade do Compaz, Ana Campelo.

Uma das participantes que recebeu o certificado do Curso de Cuidador da Pessoa Idosa foi Erika Dayane, 24. “O curso foi maravilhoso e as professoras foram excelentes e acolhedoras. Agora, vou tentar seguir na área porque me identifiquei muito com a prática”, disse. Outra aluna que também vai procurar se especializar na área foi Micheline Souza, 39. “Sou cuidadora na minha família desde muito nova. Fazia muitas coisas na prática e, aqui, aprendi muito mais com a teoria”, disse.

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Recife (Comdir) foi parceira da Gerência da Pessoa Idosa na execução do curso. A capacitação teve a facilitação da psicóloga e especialista em gerontologia e na formação de cuidadores, Auxiliadora França. O objetivo do curso é criar condições para o desenvolvimento de competências que auxiliem na prática de atividades relacionadas com o cuidado da pessoa idosa com qualidade, responsabilidade e segurança.