Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 27.08.21 - 16h14

Prefeitura do Recife realiza mutirão contra arboviroses no Ipsep e em Passarinho

img_alt

Na Zona Zorte, os agentes de saúde ambiental farão controle de mosquito e desratização. Também haverá vacinação antirrábica. (Foto: Marcos Pastich/PCR)

 

O mutirão contra o mosquito Aedes aegypti deste fim de semana, promovido pela Prefeitura da Cidade do Recife (PCR), chega aos bairros do Ipsep, na Zona Sul, e do Passarinho, na Zona Norte. Nos dois dias, os agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) da Secretaria de Saúde (Sesau) farão visitas a 2.100 imóveis. Além do trabalho de enfrentamento das arboviroses, no bairro do Passarinho, a ação, que acontecerá no sábado, também incluirá desratização e vacinação antirrábica animal.

As atividades em campo ocorrem entre 8h e 13h. No sábado (28), serão visitados 1.300 imóveis – sendo 800 no Ipsep e 500 em Passarinho. Nesta última localidade, o mutirão contará com a parceria de promotores da campanha ‘Bora Se Cuidar’, que acompanharão os 13 agentes de combate às endemias para fazer abordagens educativas com a população sobre como prevenir as arboviroses mais comuns, como dengue, chikungunya e zika, e também outras doenças. A Sesau também disponibilizará vacinação antirrábica para cães e gatos da região.

No domingo (29), os asaces visitarão 800 residências do Ipsep, para verificar a existência de criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika, fazer eliminação mecânica dos focos, aplicação de larvicida biológico nos depósitos de água e orientar os moradores sobre o que fazer para evitar a proliferação do mosquito. Também serão visitados 12 pontos estratégicos da área, que são locais com grande potencial de conter criadouros de mosquito dentro da comunidade.

Os locais escolhidos para receber as inspeções apresentam um maior índice de infestação do mosquito e risco de adoecimento da população, de acordo com indicadores entomológicos e epidemiológicos. De janeiro até agora, os agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) da Prefeitura do Recife visitaram mais de 1,4 milhão de imóveis da capital e cerca de 11 mil pontos estratégicos de monitoramento.

BORA SE CUIDAR CONTRA O MOSQUITO – A plataforma, que está disponível no site Conecta Recife (conectarecife.recife.pe.gov.br) ou app Conecta Recife, permite que os moradores do Recife acionem a Vigilância Ambiental de forma rápida e eficiente para vistoriar áreas com possíveis focos do transmissor da dengue, chikungunya e zika. Essa é uma das estratégias da Prefeitura inseridas no Plano de Enfrentamento das Arboviroses 2021, lançado em junho.