Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 27.09.17 - 13h02

Hospital da Mulher promove evento de alerta para a prevenção ao Suicídio

O encontro será voltado para profissionais de saúde do hospital e da rede municipal de saúde.

 

Nesta quinta-feira (28), o Hospital da Mulher do Recife realizará evento alusivo ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. O psiquiatra Gustavo Arribas ministrará a palestra “Suicídio na Mulher: das Gestantes e Puérperas às Profissionais de Saúde”, com foco na depressão. O evento será voltado para funcionários do hospital e da rede municipal de saúde. “A ideia é capacitar os profissionais de saúde quanto à identificação e abordagem da depressão entre os colegas e também com relação às gestantes”, informa Isabela Coutinho, diretora geral do HMR.

O encontro acontecerá no auditório Luiz Carlos Santos, no térreo, em dois horários: às 11h e às 16h. Também como parte do evento, haverá uma programação específica para as usuárias do hospital. Enquanto aguardam nas salas de espera, elas assistirão a mini palestras sobre depressão, conduzida pela psicóloga Anita Ducastel. Também será exibido um vídeo alusivo ao tema. 

Dados – Segundo estudos científicos, 80% dos casos de suicídio decorrem da depressão. A Organização Mundial da Saúde tinha uma estimativa de que em 2030, a maioria dos casos de afastamento do trabalho seria por depressão.  Porém, os casos têm crescido numa proporção tão intensa que a OMS diminuiu essa estimativa em 10 anos. Ou seja, para 2020.

 

Unidade da Prefeitura do Recife, o Hospital da Mulher está sob administração do HCP Gestão.