Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Políticas sobre Drogas | 27.09.17 - 18h20

PCR e Senai iniciam sexto curso para ex-usuários de drogas

img_alt

Ao todo, o Programa Integra Recife vai beneficiar 460 ex-usuários de drogas e pessoas em situação de vulnerabilidade social. (Foto: Cortesia)

 

O Programa Integra Recife, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, em parceria com o Senai, iniciou, nessa terça-feira (26), um curso de panificação para 54 alunos, em uma unidade móvel instalada no Parque da Macaxeira. São duas turmas formadas por ex-usuários de drogas e pessoas em situação de vulnerabilidade social atendidos pela Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas do Recife (Sepod). Este já é o sexto curso oferecido pelo Senai em parceria com a Prefeitura do Recife, através do Integra Recife, que trabalha com a inserção social de ex-usuários de drogas através de elevação de escolaridade, qualificação profissional, encaminhamentos para retiradas de documentos básicos e para agência de emprego.

O Integra Recife, que faz parte do Sistema Mais Recife de Políticas sobre Drogas, já ofereceu cursos de eletricista industrial, pedreiro de alvenaria, operador de computador e sistemas automatizados. Ao todo, 460 vagas serão oferecidas para inserção social de ex-usuários de drogas e pessoas em situação de vulnerabilidade atendidos pela Sepod.

"A gente trabalha com a inserção social por meio de qualificação profissional, empregabilidade e emissão de documentos. Tivemos outros cursos em parceria com o Senai na tentativa de conseguir o melhor para todas as turmas. Tudo na vida requer esforço e tenho certeza que esta turma vai conseguir sucesso se tiver dedicação", afirmou Juliana Gouveia, técnica de Inserção Social e Produtiva da Sepod.

De acordo com Amaro Ferreira, coordenador pedagógico do Senai Paulista, o curso de panificação é uma oportunidade para que os participantes tenham mais chance de se inserir no mercado de trabalho. "No Senai, o aluno se depara com o conhecimento teórico e também desenvolve a habilidade prática. O importante é querer e ter determinação para obter sucesso", disse Amaro, acrescentando que os alunos também aprenderão sobre o uso de equipamentos de higiene e segurança.