Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 27.10.17 - 15h55

22º Festival de Dança do Recife chega à reta final

Até domingo, serão encenados quatro espetáculos e uma mostra de coreografias, encerrando os nove dias de programação artística do evento, promovido pela Prefeitura do Recife

 

Neste fim de semana, a 22ª edição do Festival de Dança do Recife, chega à sua reta final. Até o próximo domingo (29), haverá mais cinco apresentações, nos teatros Barreto Júnior, Luiz Mendonça, Hermilo Borba Filho e no Compaz Eduardo Campos. Os espetáculos custam entre R$ 10 e R$ 5. E os ingressos estarão à venda nas bilheterias de cada equipamento.

A programação educativa do festival, que começou no último dia 17, encerra com duas oficinas, que chegam hoje à tarde ao seu quinto e derradeiro dia de atividades: a de Frevo, no Hermilo Borba Filho, e a de Dança Afro, no Paço do Frevo.

À noite, a programação artística começa às 19h, com a apresentação do espetáculo Graxa, do Projeto Graxa, no Teatro Barreto Júnior, que trata da brutalidade e da suavidade da dança.

A partir das 20h, será apresentada a última mostra de coreografias do festival, dedicada ao estilo clássico, com a paulista São Paulo Cia de Dança e os pernambucanos Ballet Simone Monteiro, Cia Carol Lemos D’ançarte, Ária Social, Cia Endança e Ballet Claudia São Bento.

No sábado (28), no Teatro Hermilo Borba Filho, a bailarina pernambucana Valéria Vicente apresenta seu espetáculo Re/In-flexão, a partir das 19h. Mais cedo, o grupo Ginga Bboys e Bgirls, da Associação Metropolitana, faz uma maratona de apresentações, das 14h às 21h, no Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha.

A 22ª edição do Festival de Dança encerra no domingo (29), com a Cia Curitiba de Dança subindo ao palco do Teatro Luiz Medonça para apresentar Memória de Brinquedo, uma coreografia com 13 bailarinos em cena, que trata da importância de atividades lúdicas para o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças.

SEXTA NOITE – Na noite de ontem, a programação começou às 20h, com a mostra de coreografias, no Teatro Barreto Júnior. Uma das atrações que subiu ao palco foi o dançarino Jaime Arôxa, que se apresentou com a partner Bianca Gonzalez. Atração local, a Cia Amazing encheu o teatro de familiares e amigos, numa entusiasmada torcida. “Prestigio todas as apresentações do meu filho. E trago quem puder: tio, tia, vó, ninguém fica de fora”, disse a vendedora Edjane Alves, 43 anos.

O Grupo Cultural ZOE encerrou a sexta noite de programação artística com o espetáculo de mesmo nome, no Teatro Apolo. “Acho fundamental um evento como esse para a formação de público para a dança na cidade. Ainda mais agora, que o Recife está ganhando um curso superior dedicado à linguagem. Precisamos de plateia”, comentou a professora de Artes Cênicas da Universidade Federal de Pernambuco, Vitória Amaral.

“Um evento como o Festival de Dança do Recife, com programação boa, variada e barata, é uma política pública cultural de fundamental importância para a cidade”, concordou o arte-educador Gilbenio Saadh.

Confira a programação dos últimos dias de festival:

 

ESPETÁCULOS

 

- Dia 27

 

Graxa – Do Projeto Graxa, às 19h, no Teatro Barreto Júnior

Mostra de Coreografias Clássicos da Noite - Com São Paulo Cia de Dança (SP), Ballet Simone Monteiro (PE), Cia Carol Lemos D’ançarte (PE), Ária Social (PE), Cia Endança (PE) e Ballet Claudia São Bento (PE), às 20h, no Teatro Luiz Mendonça

 

- Dia 28

Re/In-flexão - De Valeria Vicente (PE), às 19h, no Teatro Hermilo Borba Filho

A Batalha de Hip Hop  – Do grupo Ginga Bboys e Bgirls, da Associação Metropolitana de Hip Hop, das 14h às 21h, no Compaz Eduardo Campos 

 

- Dia 29

Memória de Brinquedo – Curitiba Cia de Dança (PR), às 20h, no Teatro Luiz Mendonça

 

 

OFICINAS

 

- De 23 a 27 de outubro

 

Oficina de Frevo

Local: Paço do Frevo

Horário: 14h às 16h

Classificação: a partir de 10 anos

Professor: José Valdomiro

Vagas: até 30 alunos

 

Oficina de Dança Afro

Local: Paço do Frevo

Horário: das 16h às 18h

Classificação: a partir de 12 anos

Professor: Tiago Ferreira

Vagas: até 40 alunos