Secretaria da Mulher

NOTÍCIAS

Mulher | 27.10.17 - 12h36

Direitos das mulheres e prevenção do câncer de mama são temas da roda de conversa com agentes da CTTU

img_alt

Em parceria com a Secretaria da Mulher do Recife, diversas profissionais debateram combate ao machismo e os diversos tipos de violência contra a mulher (Foto: Irandi Souza/PCR)

 

Em alusão à programação do Outubro Rosa da Prefeitura do Recife, diversas agentes de trânsito participaram da roda de conversa sobre "Rumo ao empoderamento feminino: discutindo a violência e direito à saúde da mulher" , na manhã desta quinta-feira (26), no auditório do SENAI, localizado em Santo Amaro. O objetivo do encontro  foi desmistificar paradigmas, debater os diversos tipos de violência contra a mulher, apresentar a rede de enfrentamento e entender um pouco mais sobre câncer de mama.  O evento foi promovido pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) em parceria com a Secretaria da Mulher do Recife.  

Abrindo a atividade, a secretária da Mulher do Recife, Cida Pedrosa, deu boas vindas às agentes. Segundo a gestora, as formações são atividades mais importantes da Secretaria da Mulher, uma vez que são voltadas para a desconstrução de conceitos que estão impregnados na sociedade. "Nesses momentos é que trabalhamos para mudar paradigmas. Paradigmas machistas, onde a igualdade de gênero não existe", disse.

A roda de conversa faz parte da programação das atividades de Educação para o Trânsito da Autarquia. Segundo a diretora-presidenta da CTTU, Taciana Ferreira, o objetivo da ação é levantar discussões sobre temas relacionados ao tráfego e ao dia a dia das agentes que estão trabalhando nas ruas. "Desta vez, estimuladas pelo Outubro Rosa, queremos abrir a temática da mulher sob vários olhares e a violência é uma deles. As que são explícitas e as implícitas", comentou.

Além da discussão sobre desconstrução dos papeis de gênero, Lei Maria da Penha e direitos das mulheres, também foram debatidas as violências sofridas pelas agentes no seu dia a dia. Combate ao assédio moral e sexual, respeito às diversidades e enfrentamento ao machismo fizeram parte da pauta a conversa. Em um segundo momento, prevenção do câncer de mama, autocuidado e características da doença foram discutidos com as agentes. "Direito à Saúde: uma conquista feminina" foi o tema da palestra ministrada pela Secretaria de Saúde do Recife.

Agente de trânsito há cinco anos, Virgínia Farias comentou que acha de extrema importância eventos como esses. "É bom para ter conhecimentos. Assim, a gente pode ajudar a outras mulheres, conhecer os nossos direitos", pontuou. Já Wanderlea Silva, agente há mais de seis anos, ressaltou a importância dos homens participarem de eventos para debater o machismo. "É bom eles saberem do que se trata, abranger isso para todos os agentes", finalizou.