Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 27.10.17 - 18h58

Rede municipal do Recife leva primeiro lugar na Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia

Apenas em 2017, 130 crianças e jovens ligados à rede de ensino municipal marcaram presença em 11 eventos nacionais e internacionais de ciência e tecnologia.

 

Três estudantes da rede municipal do Recife foram os grandes vencedores da categoria Júnior da Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia – MOSTRATEC 2017, que aconteceu em Novo Hamburgo (RS) e cujo resultado foi anunciado na noite de ontem (27). A equipe, da Escola Municipal Octávio Meira Lins, superou 268 competidores de cidades de nove estados brasileiros, além de representantes da Argentina, Colômbia, México e Paraguai. Os estudantes chegam hoje à noite e serão recebidos no Aeroporto Internacional dos Guararapes-Gilberto Freyre, onde desembarcam às 22h40, por parentes, colegas da escola e banda de fanfarra.

O trabalho vencedor foi ‘Projeto Memória social: de onde viemos? Origem da população do Alto Nossa Senhora de Fátima’, elaborado por Esther Farias (15 anos), Rian Silva (15 anos) e Douglas Duarte (14 anos) sob a orientação da professora Elizabeth Vasconcelos. Eles se sobressaíram entre 268 trabalhos apresentados por equipes de 35 municípios gaúchos, além de nove estados brasileiros e Argentina, Colômbia, México e Paraguai. Ao todo, a Secretaria de Educação do Recife levou ao evento quatro equipes formadas por 11 alunos de três escolas municipais. Além da Octávio Meira Lins, as outras unidades da rede participantes foram as escolas Olindina Monteiro de França, de Dois Unidos e Vila Sésamo, do Ibura. 

O incentivo à iniciação científica e ao intercâmbio de experiências em eventos desta natureza são prioritários na gestão. “Temos procurado estimular a investigação e a busca pelo conhecimento de forma científica, formando cidadãos para questionar a realidade ao seu redor e construir um novo futuro para a cidade”, revela o secretário de Educação, Alexandre Rebêlo.

Os números comprovam. No ano de 2015, as feiras escolares de conhecimento realizadas nas unidades de Anos Finais (do 6º ao 9º ano) contaram com 151 trabalhos. Em 2016, o número de apresentações quase quadruplicou, com 556 apresentações feitas nas escolas e, em 2017, a tendência é que mais de 600 trabalhos sejam formulados nas unidades de ensino. 

Rede se destaca - Apenas em 2017, 130 crianças e jovens ligados à rede de ensino municipal estiveram presentes em 11 eventos nacionais e internacionais de ciência e tecnologia no Pará, Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Maranhão e Ceará, além da participação na Robocup 2017, realizada em Nagoya, no Japão, quando a equipe de Robótica ficou entre as dez melhores do mundo. Em 2018, a rede já tem garantidas três vagas para participar da ForoFicti, evento de ciências que acontecerá em maio, no México.