NOTÍCIAS

Cultura | 27.11.12 - 12h56

SEMAM realiza ação de preservação do mangue no Jiquiá

[caption id="attachment_28788" align="alignleft" width="334"] Foram oferecidos à população serviços como corte de cabelo e aferição de pressão. Foto: Carlos Oliveira[/caption]

Na manhã desta terça-feira (27), a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM), promoveu vários serviços de sensibilização voltados à comunidade do Jiquiá. A ação é realizada através do Projeto Nosso Mangue que é desenvolvido pela equipe de Gerência de Educação Ambiental da SEMAM, em parceria com as Secretarias de Saúde e Educação, Esporte e Lazer, e a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb).

Cinco escolas da rede municipal de ensino da localidade e os pais dos alunos participaram dos diversos serviços gratuitos, como, corte de cabelo, aferição de pressão e teatro. O público também pôde obter informações sobre saúde bucal e de como evitar a dengue. Além disso, a Emlurb realizou a limpeza do manguezal.

Na ocasião houve, ainda, um debate sobre o Mangue, com o objetivo de informar os moradores a importância dele para o meio ambiente. “Esta ação é essencial para alertar a população sobre a relevância da preservação do Mangue, reconhecido como importante ecossistema de reprodução para várias espécies de animais”, disse a Gerente de Implantação de Educação Ambiental, Josinês Rabelo.

Durante o evento foi realizado um ato simbólico de transplantação da vegetação de manguezal, em parceria com a ONG Escola Mangue. Dois tipos de mudas, a branca e a amarela, foram replantadas no Jiquiá.

“Esta ação aqui na nossa comunidade é muito importante porque, desta forma aprendemos a preservar o ambiente que vivemos e podemos desfrutar dos serviços oferecidos”, opinou a moradora do bairro, Rosangela de Lima.