NOTÍCIAS

Administração | 27.11.14 - 18h04

Primeiro dia da 13° Reunião do CONACI ressalta a importância da gestão pública

O evento proporciona o intercâmbio de conhecimentos, práticas e informações, possibilitando a avaliação de políticas nacionais de controle e gestão. (Foto: Irandi Souza/PCR)

O presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (CONACI), Gustavo Ungaro, o controlador geral do município, Roberto Arraes, e o controlador geral do Estado, Djalma Leão realizaram a abertura da 13° Reunião Técnica do CONACI, nesta quinta-feira (27), no hotel Golden Tulip, no bairro de Boa Viagem. O evento proporciona o intercâmbio de conhecimentos, práticas e informações, possibilitando a avaliação de políticas nacionais de controle e gestão. A 13° Reunião é promovida pela Controladoria Geral do Recife e do Estado.

Em sua fala, Roberto Arraes, deu boas vindas aos presentes e reforçou os avanços conquistados pela Controladoria Municipal. "Na nova gestão, houve o fortalecimento da Controladoria com o apoio político do prefeito. Construímos um arcabouço jurídico, criamos cargos de analista de controle interno e racionalizamos as despesas em 52 milhões", disse. O controlador também ressaltou, em sua fala, a importância da governabilidade e da gestão pública para o melhor funcionamento da cidade.

Governança pública foi o tema da primeira palestra realizada pelo diretor do Instituto Publix, Caio Marine. Caio comentou sobre as etapas da administração pública no Brasil e sobre a importância da capacidade de administrar recursos e dialogar com a sociedade. "Estamos em um novo paradigma: não temos mais um governo que governa para a sociedade, mas um governo que governa com a sociedade", comentou.

Em seguida, foi a vez do representante do Ministério Público Democrático, Roberto Livianu, falar sobre Controle da Corrupção e Campanha Não Aceito Corrupção. À tarde, a programação ficou por conta da aprovação de atas e reuniões de grupos de trabalho. Nesta sexta-feira (28), a programação tem início às 9h30 e segue até às 17h.