NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 27.11.15 - 17h10

3ª Conferência Municipal de Direitos Humanos debate o respeito às diferenças, igualdade e liberdade na construção de políticas públicas

O evento teve início na manhã desta quinta-feira (26) na Faculdade Joaquim Nabuco e segue até a sexta-feira (27) onde serão escolhidos os 80 delegados participantes da etapa Estadual

Com o intuito de construir políticas públicas na área de direitos humanos contando com a participação e contribuição da sociedade civil, teve início nesta quinta (26) e segue até a sexta-feira (27), a 3ª Conferência Municipal de Direitos Humanos do Recife. Durante o evento, além das propostas de ações municipais, também faz parte da conferência o processo de escuta da população para debater as sugestões trazidas nos grupos temáticos de discussão apontadas no decorrer do evento.
Dando início a programação, uma mesa composta por representantes de diversos órgãos e entidades da sociedade civil ressaltou a importância da realização da Conferência, sendo a última datada em 2007. “Todas e todos aqui reunidos estamos na trincheira de luta pela nossa cidade. Lutar e evoluir por um lugar melhor, mais justo e igualitário. Tenham certeza que estamos contribuindo hoje para essa melhora, fazendo a nossa parte, discutindo os próximos passos, pensando juntos. Um desafio que compete a todos nós, a todas as grandes cidades do mundo”, pontuou o Vice-Prefeito do Recife, Luciano Siqueira.

A Secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife, Ana Rita Suassuna, cita os avanços na area, a necessidade de recomposição do conselho de direitos humanos e a ação “DH nos Bairros” como grandes catalizadores desaguando na conferência.

“Desde 2013 lutamos pela recomposição do conselho de DH. Um à um vamos avançando e conquistando novos espaços e inserções nas discussões. Este ano nos aproximamos dessa nova conquista e lutamos para materializar essa árdua tarefa, ter o conselho de direitos humanos fortalecido e empoderado dos temas relevantes do nosso município. O programa que desenvolvemos chamado "Direitos Humanos nos Bairros" é outro item merecedor de destaque. Percorremos todas as regiões da cidade levando cidadania e dignidade a quem não tem acesso as políticas públicas".

A Secretária completa: "Alinhar os Direitos Humanos é avançar nos três poderes, pois a transversalidade que versa sobre a temática carece do esforço conjunto, da união nas ações, e é para isso que estamos aqui hoje, discutir políticas públicas, avançar”, sentencia.

No discurso daqueles que compuseram a mesa muito se tinha em comum. A coexistência pacífica entre os seres humanos, conceitos de liberdade, igualdade, à importância do respeito às diferenças. Passando pela inserção social, tratando da institucionalização da temática dos Direitos Humanos. Como afirmou a Secretária de Meio Ambiente da PCR, Cida Pedrosa. “Lutar hoje pela democracia é como lutar pelo pão de cada dia”.

Nos diálogos uma certeza, não há espaço para retrocessos. Um auditório lotado focado em pensar e agir pelos direitos do outro, por uma cidade, um estado mais digno, refletia sua inquietude por meio de palmas calorosas a cada fala de luta.

Finalizado o primeiro momento, uma mesa temática foi composta para posteriormente serem divididos os grupos de debate onde sairão as propostas da Conferência.

As proposições ocorrem pautadas em três eixos básicos: afirmação e fortalecimento da democracia; garantia e universalização de direitos e promoção e consolidação da igualdade. Cada eixo tem capacidade para receber até dez sugestões propostas durante os dois dias. A Conferência tem capacidade para 120 pessoas, sendo 80 delegados (qualquer pessoa pode se inscrever na hora), dos quais 32 governamentais e 48 da sociedade civil.

Fizeram parte da mesa de abertura o Vice-Prefeito do Recife, Luciano Siqueira, a Secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Ana Rita Suassuna, o Secretário de Justiça de Pernambuco, Pedro Eurico, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Cida Pedrosa, Secretária da Mulher, Elizabete Godinho, o promotor público Marco Aurélio, a Vereadora Michele Collins, o Deputado Estadual, Edílson Silva e representando a Sociedade Civil, José de Oliveira.

A Conferência prossegue até sexta (27) no 2ª andar da Faculdade Joaquim Nabuco, situada na Avenida Guararapes, 233, Centro.

Confira a programação desta sexta (27)

8h às 12h – Continuação de trabalho em grupo.

14h às 16h - Plenária de apresentação das propostas por grupo.

16h ás 17h – Eleição dos Delegados para Conferência Estadual de Direitos Humanos