NOTÍCIAS

Mulher | 27.11.15 - 17h37

Prefeitura do Recife empossa 48 novas conselheiras da Mulher

img_alt

As gestoras ficarão responsáveis pelo controle social das políticas de gênero municipais. (Foto: Inaldo Lins/ PCR)


As 48 novas conselheiras da Mulher do Recife tomaram posse, na última quinta-feira (26), para o triênio 2015-2018. Destas, 24 são titulares que terão como função a fiscalização e o controle social das políticas municipais de gênero. Todas as gestoras foram eleitas durante a VI Conferência Municipal da Mulher, ocorrida entre os dias 10 e 11 de setembro. A cerimônia de posse aconteceu no Forte das Cinco Pontas, no bairro de São José, e contou com a presença do vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, secretárias municipais e estaduais e representantes de conselhos.

Na mesa de abertura, além do vice-prefeito, estiveram presentes a secretária da Mulher do Recife, Elizabete Godinho, a secretária da Mulher de Pernambuco, Sílvia Cordeiro, a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Cida Pedrosa, a secretária-executiva de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Laura Gomes, a representante da Conselho da Mulher do Recife, Marinalva Lourenço, e a representante do Conselho Estadual da Mulher, Eduza Pereira.

Luciano, na ocasião, reforçou o compromisso do prefeito Geraldo Julio com as mulheres e seus direitos e relembrou a importância do fortalecimento do órgão. "Nos interessa um conselho vivo que se una e debata. Essa é uma prática preciosa para a democracia. Esse conselho há de ser assim e a nossa expectativa é que ele se fortaleça cada vez mais e cumpra o seu papel", finalizou.

Entre a composição do Conselho estão representantes da sociedade civil, poder público municipal e das trabalhadoras do município. O órgão tem caráter deliberativo, fiscalizador e de monitoramento das políticas públicas dirigidas às mulheres. Além disto, também cabe às conselheiras formular diretrizes e propor ações de igualdade de gênero, aplicação de recursos e estimular o debate sobre a realidade feminina na cidade do Recife.

A secretária da Mulher do Recife, Elizabete Godinho, deu boas vindas as conselheiras e afirmou que a eleição constava como meta prioritária da gestão. "Colocar a posse do conselho nos 16 dias de ativismo é dizer para a sociedade, paras as mulheres, para todo mundo que o órgão está aqui e que tem um papel importantíssimo", comentou.
Para a conselheira Simone Ferraz, uma das representante das entidades-gerais, participar do órgão é muito importante na luta por igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, além de ajudar na autonomia e liberdade das mulheres.