NOTÍCIAS

Turismo | 27.11.16 - 22h10

Recife Antigo de Coração movimentou domingo no bairro histórico

 
Com muitos esportes e atrações musicais, projeto oferecido pela Prefeitura do Recife teve edição temperada pelo Festival Pernambuco Bom de Mesa e turbinada pelo uPlanet
 

O domingo foi animado no centro histórico da cidade. A programação do Recife Antigo de Coração, que, tradicionalmente atrai milhares de pessoas ao bairro, teve a programação reforçada por eventos como o festival uPlanet e o Pernambuco Bom de Mesa.

O evento é realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, todo último domingo do mês, com música, esportes e serviços para a criançada durante todo o dia. Dona Alcione Caetano é freguesa da programação gratuita e diversificada oferecida no bairro. "Venho sempre. É bom porque tem informações, shows, além de ser bem família. Hoje mesmo aprendi muito sobre reciclagem", disse a dona de casa Alcione Caetano, na companhia dos dois filhos.

O casal Paulo Lucas e Maria Rosileide também é fiel ao evento que enche o bairro de atrações e opções de lazer. "Acho tão bom que devia ter todo domingo em vários bairros. É muito animado e variado."

Joyce Barros levou marido, sogra e até o cachorrinho de estimação para conhece o evento. "Vim pela primeira vez hoje. Ouvi falar do Recife Antigo de Coração e decidimos conhecer." A programação, garantiu Joyce, foi aprovada. "Achamos bastante organizado. Bem policiado. Vale a pena. Vamos incorporar à nossa rotina."

Albérico de Araújo também fez hoje sua primeira incursão pela programação do Recife Antigo de Coração. E já planeja a próxima vinda. "Vim ao bairro hoje por acaso. Achei tão animado, que vou voltar todo mês. E tem mais: vou chamar todos os meus vizinhos!"

A programação começou às 8h, com atrações e brinquedos para a criançada. Para os esportistas, teve também quadras de futebol, vôlei, parkour, badminton, handebol, slackline, rugby, além de rampas de skate e ringue de patinação.

Também foram muitos os shows que animaram o dia no bairro histórico. A partir das 7h, apresentaram-se: Patusco, Gerlane Lops, Adriana B e seus convidados Thiago Kehrle e Leide do Banjo, além do Maracatu Raízes do Rubens, da comunidade de Cajueiro Seco e do Grupo de Capoeira Lua de São Jorge, da comunidade de Tabajara, em Olinda.

Na Avenida Rio Branco, teve ainda Ação de Qualidade de Vida, com cálculo de IMC e aferição de pressão e campanha de enfrentamento ao aedes aegypti, oferecidas pela Secretaria de Saúde. E distribuição do material informativo sobre o combate à violência de gênero e divulgar os serviços do Centro de Referência Clarice Lispector, da Secretaria da Mulher.

Três festivais turbinaram a programação. Na Avenida Rio Branco, a partir das 8h, o Festival uPlanet ofereceu palestras e muita informação sobre economia sustentável e ecologia. Na Rua do Bom Jesus, a 25ª edição do Festival da Cultura Judaica levou música, dança, culinária, artesanato e literatura feita por judeus para o bairro. O bairro recebeu ainda os vencedores do X Festival de Música na Escola, uma realização do Comitê Nacional de Mobilização Social.

Para temperar a festa a céu aberto, o Festival Pernambuco Bom de Mesa  reuniu os restaurantes integrantes da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança (ARBL), das cidades do Recife, Olinda, Porto de Galinhas e Fernando de Noronha, sob a batuta do chef César Santos, oferecendo lanches e aulas gratuitas de gastronomia em 14 estandes montados ao lado da Praça do Arsenal.