NOTÍCIAS

Cultura | 27.12.11 - 13h54

Praça dos Manguinhos de cara nova

O logradouro teve o piso de pedras portuguesas restaurado e ganhou rampas para assegurar a acessibilidade de cadeirantes

Por Priscyla Lôbo

[caption id="attachment_12338" align="alignleft" width="334" caption="Foto: Lú Streithorst"][/caption]

A Prefeitura do Recife, por meio da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), concluiu as obras de revitalização da Praça São José dos Manguinhos, no bairro das Graças. A ação teve investimento de R$ 25 mil e recuperou todo espaço da praça, com intervenções priorizando a acessibilidade.

As obras começaram na última semana de novembro. Todos os bancos e jarros que ornamentam o espaço de lazer foram revitalizados e pintados. Além disso, novas luminárias foram instaladas para garantir uma melhor luminosidade e mais segurança no período noturno. A intervenção ainda levou em consideração o reforço das áreas verdes com o plantio de três novas palmeiras e serviços de podas nas espécies existentes.

Um dos principais destaques da revitalização foi o adequamento do espaço de lazer para o uso de pessoas com dificuldade de locomoção. Primeiro, foram construídas rampas para acesso de cadeirantes tanto na praça quanto na via de acesso. O piso de pedras portuguesas ainda foi restaurado e nivelado, permitindo melhor deslocamento pela calçada. Finalmente, para combater a ação indevida de alguns motoristas, a Emlurb também instalou gradis de 60 cm e aumentou o nível da calçada para evitar o estacionamento irregular e reforçou a pintura do meio-fio.

Conseguimos deixar o espaço com acessos para portadores de necessidade especial e instalamos equipamentos para evitar o uso errado da praça. Agora, com a praça restaurada, esperamos que a comunidade nos ajude na preservação e os motoristas tenham bom senso de respeitar as regras de trânsito e de convivência, solicitou o presidente da Emlurb, Eduardo Vital.