Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Assistência Social | 27.12.21 - 18h50

Prefeitura do Recife inaugura novo Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas)

img_alt

Novo CREAS está localizado no Pina, na Zona Sul da cidade, beneficiando os bairros de Boa Viagem, Brasília Teimosa, Ipsep, Imbiribeira, Ibura e suas URs, Cohab e Jordão. (Foto: Inaldo Menezes/PCR)

 

A Prefeitura do Recife inaugurou nesta quinta-feira (23), um novo Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas). O centro leva o nome em homenagem a Miguel Otávio, criança que faleceu em 2020 ao cair do 9º andar de um prédio na região central da cidade. O novo Creas está localizado na Rua Mário Gomes de Matos, 193, no bairro do Pina, e terá a capacidade de atender, mensalmente, pelo menos 185 famílias em situação de risco social e pessoal. O atendimento funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Com a inauguração do Creas Miguel Otávio, o Recife passa a contar com seis unidades do tipo, espalhados por todas as Regiões Político-Administrativas (RPAs) da cidade. 

A secretária Ana Rita Suassuna agradeceu as diversas parcerias que fazem ser possível desenvolver o trabalho no Creas. “Em 2013 encontramos o Creas com pouca equipe, bastante desestruturada, e com a ajuda de diversas instituições enfrentamos este problema. Ainda temos desafios enormes, mas estamos indo na contramão do que o Brasil vem fazendo. No momento de pandemia que estamos vivendo, foram cortados do orçamento da assistência social no Brasil, e no Recife não foi diferente, cerca de 60% neste ano. O governo federal quer acabar com o sistema protetivo e de ação social do país. E a gente entendendo o momento social em que estamos vivendo, desigualdade social acirrada, fome, nós temos feito um esforço na gestão de não fechar nenhum serviço. Muito pelo contrário, estamos expandindo a rede”, afirmou a Ana Rita.

O Creas é gerenciado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventudes e Políticas sobre Drogas que tem o papel de se tornar um equipamento de referência no território onde está inserido. Uma equipe interprofissional formada por assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e educadores sociais atuam, sobretudo, em três serviços:  Serviços de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi);  Serviço de Proteção Social a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa e o Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias.

Ao lado da mãe, Marta Santana, Mirtes Renata Santana, a mãe de Miguel Otávio, esteve presente na cerimônia de inauguração e recebeu a homenagem. Emocionada, ela agradeceu o reconhecimento. “Gostaria de agradecer a todos. A equipe do Creas, as pessoas que votaram para que o nome do meu filho fosse dado a este equipamento que vai atender várias famílias e agradecer principalmente aos profissionais que vão dedicar o trabalho a cada uma dessas famílias que vão chegar precisando de atendimento. Gostaria de pedir só uma coisa. Que vocês honrem o nome do meu filho, cuidem desse equipamento, cuidem das famílias que vão chegar aqui, porque elas necessitam muito”, pontuou Mirtes. 

Os profissionais do Creas buscam desenvolver um trabalho social com as famílias em situação de risco social e pessoal, através da construção de Plano de Acompanhamento Individual e Familiar, acompanhando situações como negligência, maus tratos, violência física, psicológica e sexual, situação de rua, mendicância e medidas socioeducativas para todas as faixas etárias. O serviço visa garantir o acesso a direitos socioassistenciais, oferecendo também atendimento psicossocial. Além disso, por meio do atendimento no Creas, a população também pode ter acesso a benefícios eventuais, programas de transferência de renda, projetos sociais e demais articulações da rede de garantia de direitos com acesso a outras políticas públicas ofertadas pelo município. 

De acordo com o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), os impactos da implantação de um CRAS no território consistem na redução de situações de riscos sociais e pessoais, redução de Crime Violento Letal e Intencional (CVLI), promoção do direito à convivência familiar e comunitária e fortalecimento da função protetiva das famílias.