NOTÍCIAS

Cultura | 28.01.13 - 14h24

Prefeitura aumenta fiscalização nas estruturas do Carnaval e casas noturnas do Recife

Prefeito se reúne com Dircon, Corpo de Bombeiros e Codecir para estruturar ação nas casas noturnas (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR) Prefeito se reúne com Dircon, Corpo de Bombeiros e Codecir para estruturar ação nas casas noturnas (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR)

A Prefeitura do Recife criou dois grupos de trabalho para fiscalizar estruturas de eventos e casas noturnas na capital pernambucana. A medida foi tomada nesta segunda-feira (28), após reunião convocada pelo prefeito Geraldo Julio depois do acidente que deixou pelo menos 233 mortos em uma boate na cidade gaúcha de Santa Maria. O chefe do executivo municipal determinou que seja dada prioridade às estruturas e festas já montadas para o Galo da Madrugada, mas que também seja reforçada a fiscalização em casas noturnas com base na legislação existente.

O primeiro grupo, formado por representantes da Secretaria-Executiva de Controle Urbano, Secretaria-Executiva de Defesa Civil, Vigilância Sanitária do Recife e Corpo de Bombeiros, está responsável por aumentar a fiscalização nas estruturas montadas para o Carnaval 2013. Na quarta-feira (30), o grupo já se reúne com donos de empresas responsáveis por estruturas montadas para o Galo da Madrugada e empresários que bancam festas e camarotes durante o desfile do clube de máscaras.

Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR. Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR.

Na reunião de hoje ficou decidido que as empresas que não derem entrada com projeto para o Galo no Corpo de Bombeiros até a próxima sexta-feira (1º), não terão a estrutura autorizada pela Prefeitura. De acordo com o prefeito, desde o início do ano já foram realizadas 308 vistorias no percurso do clube de máscaras e mais 89 no Bairro do Recife, totalizando 397. “A preocupação inicial é com o período de Carnaval e a partir daí fazer um trabalho em todos os estabelecimentos da cidade”, explicou Geraldo Julio.

O segundo grupo de trabalho será criado através de portaria a ser publicada nesta terça-feira (29) no Diário Oficial do município. O objetivo desse grupo, formado pela Secretaria-Executiva de Controle Urbano, Secretaria-Executiva de Defesa Civil, Vigilância Sanitária do Recife, Secretaria de Segurança Urbana e Secretaria de Turismo e Lazer, será analisar a legislação atual de funcionamento de casas de eventos e boates, além de apresentar propostas de mudanças. Um relatório será apresentado ao prefeito até o fim de fevereiro. Para esse segundo grupo serão convidados representantes do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Câmara Municipal do Recife, Corpo de Bombeiros e Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea).

Além de Geraldo Julio, participaram da reunião os secretários de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, Infraestrutura e Serviços Públicos, Nilton Mota, Relações Institucionais, Fred Oliveira; o secretário-executivo de Defesa Civil, coronel Adalberto Ferreira, a diretora da Secretaria-Executiva de Controle Urbano, Cândida Bomfim, e o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Casanova.