Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Carnaval | 28.01.16 - 18h35

Prefeito: “É a sociedade recifense ajudando as pessoas que mais precisam”

img_alt

A manhã desta quinta (28), foi de visitas as duas instituições beneficiadas com o valor arrecadado pelo Baile Municipal este ano. Ao todo, seis entidades receberão o dinheiro

 

Não é só de folia que é feito o 52º Baile Municipal do Recife. Quem for à tradicional festa carnavalesca da cidade também ajudará várias instituições que promovem a filantropia para centenas de pessoas. Dois dos seis locais que serão beneficiados este ano receberam a visita do prefeito Geraldo Julio, que anunciou em primeira mão para os integrantes de cada um deles. As crianças, adolescentes e adultos atendidos na Associação de famílias para o bem-estar e tratamento para pessoa com autismo (Afeto), localizada na Encruzilhada, e o Centro Educacional Profissionalizante do Flau, de Brasília Teimosa, comemoram bastante a notícia recebida na manhã desta quinta-feira (28).

Ao todo serão seis instituições beneficiadas e que trabalham com vários tipos de ajuda. O valor arrecadado com o 52º Baile Municipal do Recife, que vai ocorrer no próximo sábado (30), será repassado para essas entidades. “A gente pôde conferir de perto todo o trabalho que é realizado por estas instituições. São pessoas da sociedade recifense ajudando pessoas que mais precisam. E um dos objetivos do Baile Municipal é esse. As pessoas comprarem o ingresso, participar de uma grande festa e ajudar também estas instituições”, detalhou Geraldo.

O prefeito lembrou ainda que são várias pessoas beneficiadas nestas seis instituições. “São locais que trabalham com idosos, pessoas em tratamento, crianças, e a gente teve um cuidado de escolher instituições que fazem um trabalho importante. Todas essas seis fazem isso”, acrescentou o gestor. Este ano, entre as atrações da 52ª edição da festa, estão o Maestro Forró, Clube Carnavalesco Misto Pão Duro e o Maracatu Porto Rico, homenageados do Carnaval 2016. Eles farão um grande show junto com a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, Lenine, Gerlane Lops e Geraldinho Lins.

A notícia foi bastante comemorada pelas instituições beneficiadas. Emocionada, a presidente da Afeto, Ângela Lira, falou da necessidade da ajuda e que o dinheiro chegará em boa hora. “A gente vinha trabalhando sozinhos, dependendo da sociedade para ajudar, da cobertura de planos de saúde que trabalham conosco e de uma mensalidade que cobramos para alguns. Este dinheiro vai ser a semente para sairmos desta casa alugada e termos a nossa sede própria. Com este valor do aluguel que vamos deixar de pagar, vamos reverter para atendimento”, comemorou. A Afeto atende atualmente 27 crianças, adolescentes e adultos com autismo, e funciona desde 2014.

Quem também ficou muito feliz foi a Irmã Aurieta, que coordena o Flau. Ela já agradeceu a todo o povo recifense e turistas que vão contribuir com a aquisição dos ingressos. “A gente vinha passando por dificuldades e tínhamos comunicado às famílias que iríamos funcionar em apenas um turno. Com essa notícia, nós vamos conseguir garantir a ajuda para nossas crianças, que tomam café, almoçam e jantam aqui. Agradeço à Prefeitura por nos escolher e a todos que vão colaborar com isso”, disse. O Flau funciona desde 1982 e desde esse período já conseguiu ajudar cerca de 2.000 crianças carentes.

Também são atrações confirmadas: Elba Ramalho, Nena Queiroga, André Rio, Marrom Brasileiro e Almir Rouche. Os ingressos ainda estão à venda com os valores: pista R$ 50,00; mesa para 4 pessoas, R$ 600,00. Os ingressos para a pista estão sendo vendidos no Ticket Folia (Shopping Recife e Tacaruna), Central PE no Carnaval (Shopping Riomar) e Classic Hall. Já as mesas só podem ser adquiridas nas bilheterias do Classic Hall.

Confira as seis instituições que receberão parte da renda do Baile Municipal:

- Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente (AACA): A associação tem como objetivo atender crianças e adolescentes em situação de risco, expostas a marginalização, violência, prostituição e consumo de drogas. Assim, busca ofertar atividades socioeducativas envolvendo também os familiares, contribuindo para o desenvolvimento humano, social e garantindo direitos. O AACA existe há 20 anos, sua sede fica localizada no bairro de Santo Amaro e atende hoje 350 crianças e adolescentes.

- Associação de Famílias para o Bem-estar e Tratamento para Pessoa com Autismo (Afeto): Localizada no bairro da Encruzilhada, a Afeto é formada por pais e parentes de pessoas com Síndrome do Autismo. A associação surgiu pela necessidade de proporcionar um tratamento adequado às pessoas que tem autismo. Diferente de outras pessoas, o autista apresenta uma enorme necessidade de acompanhamento especializado para que consigam, de alguma forma, serem inseridas na sociedade. A Afeto existe há 10 anos e atualmente 28 pessoas, dentre crianças, adolescentes e adultos.

- Centro Educacional, Social e Cultual (CESC): O CESC trabalha com crianças, adolescentes e idosos buscando oferecer atividades que estimulem a convivência apostando em atividades socioeducativas por meio de realização de oficinas lúdicas, prática esportiva e lazer para crianças, adolescentes e idosos. Atualmente 170 pessoas, fica localizada no Coqueiral e tem 30 anos de existência.

- Centro Educacional do Flau: Criada em 1982, o centro atende crianças e adolescentes na comunidade de Brasília Teimosa, a com orientação da religiosa Irmã Aurieta. Suas ações estão voltadas para o exercício da cidadania, arte, cultura e religiosidade, objetivando educar para vida, promovendo o bem estar e a convivência familiar das 98 crianças e adolescentes, que atualmente atende.

- Lar Fabiano de Cristo: Há 42 anos, o Lar oferece apoio pedagógico para crianças, adolescentes, jovens e pessoas idosas buscando envolver as famílias em todas as atividades. O espaço aposta na realização de oficinas e na prática esportiva, dentre outras atividades, para o desenvolvimento e integração do público que atende. O Lar Fabiano de Cristo funciona do bairro da Várzea e atende 856 pessoas, dessas são 348 crianças.

- Gabriela Feliz: Com foco em crianças e adolescentes, a instituição existe há 20 anos e atua no bairro da Caxangá. Oferece ao seu público alvo educação e cursos profissionalizantes buscando sempre envolver e integrar a famílias nas atividades. Atualmente atende a 200 jovens.