Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 28.01.20 - 14h28

Prefeito entrega encosta protegida pelo Programa Parceria no Sancho

img_alt

Programa que faz obras em áreas de risco em conjunto com a população protegeu mais uma encosta na Zona Oeste da cidade. Entrega aconteceu na manhã desta terça (28) (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

A cooperação entre a Prefeitura e a população rendeu mais uma obra concluída do Programa Parceria da Prefeitura do Recife. Nesta terça-feira (28), o Prefeito Geraldo Julio visitou a obra na Rua Dracena, no Sancho, Zona Oeste do Recife. Finalizada em dois meses, a obra teve um investimento de R$ 5,2 mil em uma área total de 53,2 m², beneficiando diretamente duas famílias. Na ocasião, o prefeito também visitou uma quadra recuperada pelo mutirão Mais Vida nos Morros em Jardim Planalto. 

“São milhares de pessoas na região metropolitana que moram em áreas de risco, que moram nos morros, é muito bom ver alegria dessas famílias de ver uma obra concluída. Foram mais de 100 no ano passado e este ano serão mais de 400 obras, levando segurança, tranquilidade, uma noite de sono para quem  mora nessas áreas de risco em morros”, afirmou o prefeito Geraldo Julio.

Nesta obra, foram contempladas duas casas com a construção de um muro de arrimo em alvenaria armada e tela argamassada. Atualmente, cerca de 320 intervenções do Parceira estão em andamento e a previsão é concluir em 2020 mais de 400. O Parceria consiste em a Prefeitura fornecer todo o material, assistência técnica e acompanhamento, e a população executa o serviço com a mão de obra.

O coronel Cássio Sinomar, secretário-executivo de Defesa Civil do Recife falou sobre a entrega. “O Parceria é um projeto que trata com segurança, planejamento, além de fornecer todo o material, com o objetivo de eliminar pontos em áreas de risco no Recife. Tudo em parceria com a população, que sempre é acompanhado por um técnico.  Para nós é muito gratificante fazer esse serviço em parceria com a população. Aqui não tem só o trabalho do poder público, tem o empoderamento da população”, afirmou o secretário. 

José Pereira, 47 anos, foi uma das famílias beneficiadas. “Aqui era cheio de barro, um matagal enorme, quando chovia era uma tensão muito grande. Na última chuva quase perdemos a casa, a barreira caiu. Já tinha tentando fazer um serviço, mas não adiantou. Foi aí que conheci o Programa Parceria e junto com meu vizinho, começamos a fazer essa obra. Nos dias em que não estava trabalhando colocamos a mão na massa também e graças a Deus conseguimos terminar. Foi um sonho realizado. Hoje durmo com a cabeça no travesseiro, tranquilo”, celebrou Pereira.  

Dona Elizabete Pereira, 74 anos, agora respira aliviada a segurança de toda a família. “Essa construção foi maravilhosa, veio trazer tranquilidade para nossa família. Não dormíamos a noite quando chovia porque a barreira caia no quarto da gente. Agora vamos dormir despreocupados, foi uma benção de Deus nas nossas vidas”, pontuou.