Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 28.01.21 - 14h24

Prefeitura anuncia vacinação para os profissionais da Atenção Básica de saúde

img_alt

Em visita ao drive-thru de vacinação do Geraldão nesta quinta (28), prefeito anunciou que a imunização dos profissionais desta área a partir da próxima segunda-feira (1°) (Rodolfo Loepert/PCR)



Priorizando o combate à pandemia, a primeira agenda de rua do prefeito João Campos, após o período de isolamento devido à Covid-19, foi uma visita ao Geraldão - um dos três drive-thru de vacinação contra a doença no Recife - na manhã desta quinta-feira (28). Na ocasião, o prefeito anunciou que os cerca de 6.500 profissionais da rede de Atenção Básica do Recife começarão a ser vacinados a partir da próxima segunda-feira (1º).

"Na segunda-feira nós daremos início a vacinação de todos os trabalhadores da atenção básica à saúde. Eu sempre digo que a atenção básica de saúde vai ser prioridade da nossa gestão. Então, são 6.500 trabalhadores da atenção básica, eles serão vacinados a partir de segunda-feira. O cadastro vai ser digital, também através do Conecta Recife, e eles vão poder se vacinar nos nove centros de vacinação já abertos ou nos três drive-thru. A gente vai poder garantir que essa linha de frente da saúde, que é tão importante na cidade, sejam os agentes de saúde, os agentes de endemias, profissionais que trabalham em nossas unidades, e que estão no dia dia da atenção básica serão vacinas já a partir da próxima semana”, garantiu o prefeito João Campos.

Durante a visita, João Campos fez questão de cumprimentar cada trabalhador da saúde presente no drive-thru do Geraldão. “Pude coordenar tudo da vacinação de maneira remota. Todos os dias a gente fazia pelos menos uma reunião no final do dia para fazer o balanço das ações de vacinação, fazer as correções necessárias, intensificar as ações que precisavam de maior ritmo. E hoje a gente está aqui de maneira presencial e é muito emocionante ver esse sonho, ver a vacina chegar, a única solução definitiva para a pandemia, hoje é uma realidade. Quero parabenizar a todos que nos permitiram organizar isso", acrescentou João Campos.

Entre os idosos com mais de 85 anos que se vacinaram no Geraldão na manhã desta quinta-feira estava a atleta Cordelita Monteiro, de 91 anos. “Eu estou muito feliz  porque estava muito ansiosa. São 10 meses que eu estou parada, sem fazer movimento nenhum e agora, graças a Deus, chegou essa vacina para nos tirar do sufoco. Eu sou nadadora master, comecei a nadar aos 70 anos e tenho 20 anos de competições. Quero voltar a fazer o que mais gosto”, comemorou. O neto dela, Marcelo Botelho, 38 anos, também celebrou o fato de a avó ter recebido a primeira dose: “Eu estou muito feliz em poder trazê-la aqui. Dá mais tranquilidade a gente e ela vai poder fazer as coisas que ela gosta, como nadar e, futuramente, sair para dançar. Estávamos preocupados porque a vacina estava demorando”, destacou.

Já o aposentado José Augusto de Araújo, 86 anos, morador de Afogados, também saiu satisfeito do Geraldão. “Estou me sentindo muito bem. Foi uma picadinha que vale a vida. Esses últimos seis meses duraram como seis anos, que fiquei em casa direto”, disse.

No Geraldão, funcionam seis salas de vacinação e um drive-thru. O município totaliza, até a noite desta quarta-feira (27), 14.236 recifenses que receberam a primeira dose das vacinas.

Os locais disponíveis para a vacinação são: Compaz Dom Helder Câmara, Coque; Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo; Escola Nilo Pereira, em Casa Amarela; Compaz Miguel Arraes, na Caxangá; Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; Escola Miguel Arraes de Alencar, na Estância; Ginásio Geraldão, na Imbiribeira; Escola Nadir Colaço, na Macaxeira; e UPA-E Fernando Figueira, no Ibura. A população ainda pode ter acesso à vacinação em um dos três pontos do drive-thru instalados no Parque da Macaxeira, Geraldão e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Estes pontos funcionam das 7h30 às 18h30, de domingo a domingo.

AGENDAMENTO - A Prefeitura do Recife disponibiliza um canal digital para que os cidadãos possam agendar o dia, horário e local onde receberão o imunizante. O recifense que fizer parte de algum dos grupos prioritários deverá realizar o agendamento online pelo endereço minhavacina.recife.pe.gov.br ou a partir do Conecta Recife (cujo app está disponível nas lojas PlayStore, para Android; e AppStore, para dispositivos iOS).

VACINÔMETRO - A população pode acompanhar diretamente a operacionalização do plano Recife Vacina graças ao ‘vacinômetro’, ferramenta que está disponível para a população através do App Gratuito Conecta Recife, disponível nas lojas PlayStore e AppStore, para dispositivos, além do Web App https://conectarecife.recife.pe.gov.br/vacinometro/. A iniciativa faz parte da transformação digital realizada pela Prefeitura do Recife.

Com a covid-19, o Conecta Recife passou a ser uma importante ferramenta de base de dados, serviços e informações que podem ser acessados de maneira fácil e didática. No vacinômetro, os cidadãos poderão conferir dados como número total de doses recebidas, relatório diário e total de pessoas imunizadas, bem como doses aplicadas por Distrito Sanitário, além de vacinas aplicadas por grupos prioritários. O número de pessoas já vacinadas também pode ser acompanhado em detalhes dentro das plataformas (site e aplicativo). Dentro da plataforma estão todas as informações sobre o Plano de Vacinação do Recife (pronta para download, considerando as etapas, grupos entre outros detalhes. 

FISCALIZAÇÃO - A Prefeitura do Recife criou um canal voltado para denúncias de pessoas que tentarem burlar a fila de vacinação contra a covid-19. A ferramenta “Respeite a Fila” tem o objetivo de estimular o controle social e impedir que a população que não se enquadra nos grupos definidos em cada fase do Plano Recife Vacina receba as doses. A Prefeitura do Recife vai articular parceria com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para que as denúncias feitas pelo canal sejam apuradas e que sejam aplicadas as medidas cabíveis. O canal de denúncias irá funcionar no aplicativo Conecta Recife e já está disponível no webapp https://conectarecife.recife.pe.gov.br.