Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 28.02.19 - 15h36

PCR disponibiliza serviços de prevenção e atendimento à violação dos direitos humanos

Jovens, crianças, pessoas com deficiência, públicos LGBT estão entre os alvos das campanhas

 

Já está funcionando, na Central de Direitos Humanos, na Rua do Observatório, onde está localizado o polo gastronômico da Central do Carnaval, o atendimento aos foliões do Recife sobre prevenção à violação dos Direitos Humanos - trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, racismo e homofobia, entre outros temas. A campanha também será divulgada nos outros polos do Carnaval da cidade pela Secretaria de Desenvolvimento Social Direitos Humanos, Juventude, Política Sobre Drogas e Direitos Humanos - SDSJPSDDH.

Nesta sexta-feira (01), entre 16h e 0h, as pessoas com deficiência passam a receber apoio para terem acesso ao frontstage do palco do Marco Zero. Programações em braile ficarão disponíveis na Central de Direitos Humanos, Aeroporto Internacional do Recife, no Terminal Integrado de Passageiros (TIP) e na Central de Informação Turística da Praça do Arsenal. Também serão disponibilizados cardápios em braile na área gastronômica.

A inclusão desse público no desfile do maior bloco de rua do mundo, o Galo da Madrugada, será feita no Camarote da Acessibilidade, neste sábado (02), para aqueles que fizeram inscrição prévia. Este ano, o espaço chega à nona edição. O camarote será instalado no Pátio do Carmo, Avenida Dantas Barreto, com capacidade para 300 pessoas com deficiência, pessoas idosas, acompanhantes e convidados. O funcionamento será das 8h às 16h.

Para ofertar atenção e proteção às crianças entre os dias 01 e 05 de março, a SDSJPDDH disponibiliza Espaços de Proteção no entorno do Marco Zero/ Rua Domingos José Martins, no Pátio do Livramento/Santo Antônio e no Polo do Ibura. As equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (SEAS) vão atuar no sentido de identificar situações de violação de direitos nos arredores dos polos de carnaval da cidade, a exemplo do trabalho infantil.

As situações mais críticas serão encaminhadas aos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e aos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS), para acompanhamento das famílias, por meio da inserção social via políticas públicas de proteção e promoção social. Nesses espaços, também serão ofertadas atividades lúdicas para as crianças e adolescentes. Outro cuidado é o empulseiramento para identificação das crianças. Durante o Carnaval, na Central de Direitos Humanos, haverá distribuição de pulseiras com dados de identificação - nome e telefone dos responsáveis, para facilitar a localização dos pequenos, caso se percam.

Outros públicos - No Sábado de Zé Pereira (02), o Pátio de São Pedro receberá os artistas da noite LGBT. Sob a coordenação da Gerência de Livre Orientação Sexual do Recife (GLOS). O Sábado da Diversidade tem o objetivo de contribuir para a participação dos artistas LGBT no Carnaval do Recife, fomentando a cultura LGBT e promovendo o respeito à diversidade sexual no período do Carnaval. A programação, que vai das 9h30 às 20h30, inclui o DJ Chell Costa, Coco de Mulheres, Tambores de Ogun, Lully Queiroz, Alan Ka, Excesso de Bagagem, Artistas LGBT com mais de 20 apresentações de Drags, transformistas e Michelle Melo.

No local, será divulgada a campanha Recife Sem Preconceito e Discriminação, que visa promover ações integradas para fortalecimento das políticas de promoção e defesa da cidadania LGBT, além de divulgar os serviços oferecidos pelo Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT do Recife - espaço de promoção da cidadania e garantia de direitos de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais, habilitado a fornecer orientações sobre direitos humanos e prestar atendimento especializado a vítimas de discriminação e violência homofóbica.

Para combater o preconceito por causa da orientação sexual e da identidade de gênero, serão afixados adesivos da Campanha Recife Sem Preconceito e Discriminação nos banheiros químicos dos polos de Carnaval do Recife. Os adesivos conterão a frase: “Trans, cisgênero, hétero, gay, bi, assexual, negro, branco, com deficiência, gordo, magro, alto, baixo, pobre, rico: este banheiro é de todos os homens!”. Os banheiros femininos terão adesivos equivalentes.

Já a campanha de prevenção do Sistema MAIS, que aborda o consumo abusivo de álcool e outras drogas coloca equipes de técnicos do Programa Acolhe Vida Recife, para divulgação de informações sobre cuidado, tratamento e acolhimento terapêutico. Também harverá uma tenda personalizada do Sistema MAIS Recife de Políticas sobre Drogas, contendo o totem em formato de instagram para os foliões tirarem fotos com a hashtag tema #BoraPrevenir, tendo finalidade de viralizar a campanha através de postagens vinculadas a fotografias pessoais nas redes sociais.

Nos polos descentralizados, mobilizadores sociais farão campanha de prevenção por meio da disseminação de informação nos polos carnavalescos. Haverá distribuição de materiais gráficos: abanadores (tipo leque), para pessoas presentes e com breve abordagem oral e apresentação da campanha de prevenção.