Secretaria-executiva para a Primeira Infância

NOTÍCIAS

Primeira Infância | 28.02.20 - 11h59

Cerca de 40 mil Crianças da Rede Municipal de Ensino participam de Consulta Pública para falar sobre o Recife que elas querem

img_alt

As opiniões dos alunos de 246L escolas públicas e 10 particulares darão subsídios para a construção do Plano Municipal para a Primeira Infância (Foto: Andréa Rego Barros/PCR)

 

As crianças do Recife que estudam na Rede de Ensino Municipal estão participando de uma consulta pública sobre o que esperam que a Cidade ofereça para elas. Entre os quesitos sobre os quais os alunos opinarão está “O que sonho na cidade para mim”. Cerca de 40 mil crianças do grupo IV  ao 3º Ano do Ensino Fundamental e com idades entre 4 e 8 anos, de 246 Escolas da Rede, 18 unidades conveniadas e dez colégios particulares participarão da consulta.

As crianças estão registrando suas expectativas sobre o que elas querem através de desenhos, pinturas, conversas. Depois essas produções serão socializadas com fotos e desenhos em painel na unidade escolar.  Numa etapa seguinte, a Diretoria de Executiva de Gestão Pedagógica, da Secretaria de Educação, selecionará quatro de suas Unidades e mais duas da Rede conveniada para etapa Regional com a realização de atividades lúdicas com os alunos participantes.

O resultado do levantamento subsidiará a elaboração do Plano Municipal para a Primeira Infância (PMPI), que terá a duração de 10 anos (2020-2030). O trabalho terá ainda a participação de outros setores da sociedade. De acordo com o secretário Executivo para a Primeira Infância, Rogério Morais, a ideia é ampliar o debate e ter a participação de um maior número setores da sociedade. “É um Plano para dez anos e desejamos que as pessoas se identifiquem com as aspirações propostas nele e assim tenham um senso de pertencimento”.

O Plano Municipal para a Primeira Infância é o segundo passo após a instituição do Marco Legal da Primeira Infância (Lei nº 18.491), publicada em maio de 2018, e que estabelece princípios, diretrizes, instrumentos e competências para a formulação e a implementação de políticas públicas para a primeira infância em atenção à especificidade e à relevância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento integral infantil e no desenvolvimento do ser humano. A primeira infância se caracteriza pelos primeiros 6 anos de vida da criança.

O levantamento está sendo coordenado pelo Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Cidade do Recife (Comdica) em parceria com Prefeitura do Recife por meio das Secretarias Executiva para a Primeira Infância e de Educação e ocorre até o março. 

Na Escola Municipal Severina Lira, na Tamarineira, cerca de 100 crianças do grupo IV ao 3º ano estão participando da consulta pública com produções palavras recortadas de Jornais, desenhos em cartolina com o que elas querem da Cidade nos próximos anos. As crianças do 1º ano, que têm 5 anos de idade, pedem sonho, fantasia e cinemas espalhados pela cidade, enquanto as do 2º ano, pedem mais árvores e uma cidade segura. A gestora da Escola, Rita Rodrigues, diz que as crianças participaram ativamente com jogos, desenhos e brincadeiras. “É tanta produção boa que está difícil de selecionar para colocar num único painel”, disse Rita.

Educação de Jovens e Adultos – Também a partir de segunda, os cerca de 7.000 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) matriculados na rede vão participar da consulta digital sobre o Plano Municipal para a Primeira Infância. Para participar, qualquer cidadão que possua e-mail e CPF pode acessar o endereço https://consultas.colab.re/primeirainfanciarecife na plataforma Colab e contribuir. No questionário, estão previstas perguntas sobre diversas áreas e serviços, além de permitir ao cidadão que emita opiniões sobre serviços e ações, sendo o internauta usuário ou não do sistema de acolhimento oferecido pela gestão municipal.