Secretaria de Finanças

NOTÍCIAS

Finanças | 28.02.20 - 17h32

Prefeitura do Recife apresenta balanço do último quadrimestre de 2019 em audiência pública

Gestão fechou o ano fiscal com o maior investimento em educação da história do município com 27,85%.

 

Os números da execução orçamentária do município do Recife referentes ao 3º quadrimestre de 2019 foram apresentados pelo secretário de Finanças do Recife, Ricardo Dantas, na manhã desta sexta-feira (28), em audiência pública, na Câmara Municipal do Recife. O secretário mostrou as medidas de controle fiscal adotadas pela gestão que permitiram ao Recife atravessar mais um ano com as contas equilibradas.

O secretário destacou o cumprimento das metas fiscais com resultado nominal, resultado primário, mínimos constitucionais de saúde e educação, além da dívida consolidada.

Os dados apontam de forma positiva os investimentos em saúde que pelo terceiro ano consecutivo ficam muito próximos dos 20% de 2018, perfazendo um total de 19,93% em 2019, sendo a  segunda maior aplicação dos últimos 20 anos, cujo mínimo constitucional exigido é de 15%. Porém, o maior destaque de 2019 foi o investimento em educação, que atingiu a marca histórica de 27,85% da Receita Líquida de Impostos (RLI), o maior da série, quando o mínimo constitucional exigido é de 25%.

As receitas diretamente arrecadadas pelo município cresceram 9,47% em relação a 2018, enquanto que as transferências da União cresceram apenas 3,42% e as transferências do Estado 4,12%, essas duas últimas mitigaram o crescimento da receita corrente, a qual atingiu o percentual de 7,77%.

O secretário Ricardo Dantas ressaltou que a gestão conseguiu em 2019 entregar obras importantes à população, realizar o pagamento do salário dos servidores em dia, e no final do ano garantir o 13º salário, mas para isso o município focou no controle das despesas, buscou formas de contratar melhor e melhorou a arrecadação sem aumentar impostos.