Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 28.03.18 - 20h00

Prefeitura do Recife promove fóruns de Juventude Negra nas comunidades

img_alt

O evento fez parte da 2ª Semana da Juventude do Recife e teve o objetivo de discutir com os moradores da Vila Santa Luzia o Plano de Enfrentamento ao Genocídio da Juventude Negra (Foto: Wesley D`Almeida/PCR)

 

A Prefeitura do Recife promoveu, na noite dessa terça-feira (27), na Escola Estadual Maciel Pinheiro, no bairro da Torre, o 2º Fórum Juventude Negra por Direitos. O evento fez parte da 2ª Semana da Juventude do Recife e teve o objetivo de apresentar e discutir com os moradores da Vila Santa Luzia o Plano de Promoção dos Direitos Humanos e do Enfrentamento ao Genocídio da Juventude Negra do Recife. O evento reuniu cerca de 120 pessoas, entre moradores, estudantes e lideranças comunitárias. O primeiro fórum aconteceu na última sexta-feira (23), na comunidade Novo Detran, na Iputinga. O próximo será na comunidade Abençoada por Deus, na Torre.

O plano para combater a violência e diminuir os índices de vulnerabilidade social da juventude negra começou a ser elaborado em 2017 a partir da constatação do expressivo número de mortes de jovens negros nessas três áreas da Região Político-Administrativa 4 (RPA 4). O primeiro passo foi a criação do Grupo de Trabalho de Enfrentamento ao Genocídio da Juventude Negra, que envolve dez secretarias da Prefeitura do Recife, sob o comando da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos.

Foram realizadas visitas técnicas nos três territórios e foram feitas formações para sensibilizar os profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social da rede municipal; tudo alinhado com o Programa de Combate ao Racismo Institucional da Prefeitura do Recife. Ainda foram promovidas rodas de diálogo com jovens nos territórios.

O evento dessa terça foi aberto com esse histórico de como se chegou ao plano de ação. Logo depois, os representantes de cada secretaria detalharam o que pode ser feito e o que está sendo oferecido como forma de afastar os jovens negros da violência e reduzir a vulnerabilidade social. A programação também incluiu um recital de poesia comandando pela poeta Júlia Bione e distribuição do Plano Municipal de Juventude, do Guia de Políticas Públicas da Juventude do Recife e do Estatuto da Juventude.

A secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife, Ana Rita Suassuna, ressaltou a importância da participação popular para o sucesso do plano. “Não estamos aqui para apresentar um plano pronto e definitivo. Queremos saber de vocês, moradores, se concordam, se querem mudar ou acrescentar alguma coisa, pois sem a participação efetiva dos moradores, esse será um plano morto”, defendeu a gestora.

A secretária-executiva de Juventude do Recife, Camila Barros, reforçou as palavras de Ana Rita Suassuna. “Gente, esse é o momento da gente apresentar propostas, mas principalmente de ouvir vocês. O plano está legal? Podemos prosseguir? Vocês têm dúvidas? Depois dessa etapa o plano volta para o Grupo de Trabalho para entrar na fase de elaboração de metas e prazos para sua efetivação”, explicou Camila.

Moradora da comunidade Santa Luzia, Kal Ferreira achou muito positiva as discussões do fórum. “Na minha comunidade, cerca de 80% dos jovens são pobres e negros, o que traz uma dificuldade tremenda de vencer na vida. Minha irmã, por exemplo, é enfermeira há quatro anos e não consegue emprego por ser negra. Acho que mobilizações como esta são uma forma de despertar na gente a vontade de lutar, de cobrar os nossos direitos”, opinou.

DADOS - De acordo com o Mapa da Violência 2016, a taxa de homicídios de negros aumentou de 9,9% para 27,4% no Brasil, entre 2003 e 2014. De acordo com o levantamento, morrem duas vezes mais negros que brancos vitimados por arma de fogo. As principais vítimas de armas de fogo são os jovens (de 15 a 29 anos de idade).

Em Pernambuco, a chance de um jovem negro ser morto é onze vezes maior que a de um branco da mesma idade. O Estado tem a sétima maior taxa de homicídios de população negra do Brasil. Com uma população de mais de 400 mil jovens segundo o último censo do IBGE, o Recife está entre os 132 municípios onde mais morrem jovens negros no Pais.

De acordo com dados da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS), de junho de 2016 a junho de 2017, foram mortos 522 jovens (15 a 29 anos) na capital pernambucana. Desse total, 514 são negros e pardos (98%).

SEMANA DA JUVENTUDE -  Iniciada no último dia 20, a programação da 2ª Semana da Juventude do Recife terminou nesta quarta-feira. No evento promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos da Prefeitura do Recife, foram mais de 30 atividades realizadas com o intuito de refletir sobre a participação dos jovens na tomada de decisões dentro da sociedade, de mostrar o potencial da juventude enquanto agente de transformação social e de apontar a necessidade de elaborar políticas públicas para este segmento. As ações foram organizadas pela Secretaria Executiva de Juventude do Recife em parceria com outras secretarias municipais, coletivos, movimentos sociais e o Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude do Recife.