Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 28.03.18 - 20h26

Profissionais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Recife concluem curso de formação

Os educadores sociais da Prefeitura do Recife apresentaram dois trabalhos de conclusão do curso

 

Nove educadores sociais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Prefeitura do Recife concluíram, nesta quarta-feira (28), um curso de extensão de 75 horas oferecido pela Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (Fapcom), com sede em São Paulo. O último encontro aconteceu na Associação dos Industriais da Panificação de Jaboatão dos Guararapes, em Piedade.

Além dos educadores vinculados à Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife, participaram da formação mais de 50 educadores sociais vinculados aos SCFVs das outras cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR). A programação do evento incluiu a apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) e de apresentações culturais feitas por crianças assistidas pelo SCFV de Jaboatão dos Guararapes, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc).

A gerente de Proteção Social Básica do Recife, Rosângela Fontes, explicou que o curso começou em 2017. “Trata-se de uma formação muito importante, pois fortalece e qualifica ainda mais o trabalho do educador social. Temos certeza que esse aprendizado irá refletir positivamente nas ações do dia a dia com nossos usuários”, destacou Rosângela, lembrando que as ações SCFV no Recife têm como grandes parceiros clubes como Náutico, Sport e AABB.

Os profissionais da Prefeitura do Recife apresentaram dois trabalhos de conclusão. A educadora social Danusa Ferreira, que atua na unidade SCFV da AABB, nos Aflitos, explicou que os TCCs serão analisados e depois publicados no site da Faculdade Paulus. “A Fapcom também vai escolher um dos mais de 60 educadores sociais para participar de um encontro de trabalho sobre SCFV em São Paulo, em julho”, explicou Danusa, garantindo que gostou muito de participar da formação.

Coordenador do Núcleo de Formação da Faculdade Paulus e chefe da banca examinadora desta quarta, Aurimar Pacheco elogiou o nível dos educadores sociais da RMR. “De todos os estados que já participaram, com certeza Pernambuco teve o melhor nível apresentado. Acho que esse curso colaborou e foi uma ferramenta importante para todos que trabalham nos SCFV de seus municípios. Todos estão de parabéns”, frisou o representante da Fapcom.

O SCFV atua em três eixos: convivência social, direito de ser e participação. São oferecidas atividades esportivas, palestras, danças contemporâneas, artes, visitas a pontos turísticos e museus, entre outras ações de integração e promoção da autoestima; tudo sob supervisão e acompanhamento de cerca de 30 profissionais, entre técnicos, educadores e orientadores sociais.

O SCFV do Recife atende aproximadamente 1.400 pessoas, sendo 1.100 crianças e jovens, além de 300 idosos. O público-alvo do SCFV são pessoas em condições sociais, educacionais e econômicas vulneráveis, incluindo alguns jovens cumprindo medidas socioeducativas, em situação de acolhimento ou com defasagem escolar superior a dois anos. O principal objetivo da Prefeitura com essas ações é buscar o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários dessas pessoas, através de práticas e vivências que estimulem o aprendizado e o respeito ao próximo.