Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 28.03.18 - 14h25

Unidade de saúde da PCR realiza ação para lembrar cuidados com os pés de quem tem diabetes

img_alt

O evento lembra o ritual religioso do Lava-Pés, que tradicionalmente ocorre na Semana Santa (Foto: Irandi Souza/PCR)

 

Profissionais da Unidade de Saúde da Família (USF) Guabiraba, no bairro de mesmo nome, realizam, nesta quarta-feira (28), uma ação para lembrar os cuidados que as pessoas que têm diabetes e hanseníase devem ter com os pés. A ação, que acontecerá até às 16h, lembra o ritual religioso de Lava-Pés, que tradicionalmente ocorre na quinta-feira da Semana Santa.

Quem for participar do evento, passará por quatro estações dentro de um circuito. Acolhimento, rodas de conversa sobre as duas doenças e um exame com médicos, residentes e estudantes de Medicina. As pessoas diagnosticadas com uma das doenças passam por outros testes (glicemia e pressão arterial).

“Prevenir é um dos papéis da Atenção Básica. Um evento como este é de extrema importância para diagnosticar essas doenças que podem trazer vários outros problemas para a população”, explicou o médico de saúde da família, Carlos Eduardo Gomes, profissional da unidade.

“Descobri agora que tenho uma lesão no pé e já vou sair daqui com o tratamento encaminhado”, disse a moradora da comunidade, Janicleide Aquilino Mendes, de 52 anos, que tem diabetes.