NOTÍCIAS

| 28.04.11 - 16h35

Codecir realiza ação educativa com alunos de escola municipal em Dois Unidos

Defesa Civil e prevenção de desastres é o tema trabalhado com as crianças durante as oficinas

Por Leonardo Vila Nova

Na manhã desta quinta-feira (28), 35 alunos da Escola Alto do Maracanã, no bairro de Dois Unidos, aprenderam mais sobre como eles podem transformar sua comunidade num local mais seguro de se viver. Agentes da Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir) estiveram na unidade de ensino para envolver os alunos num trabalho educativo, levando orientações, dicas e conhecimento sobre práticas seguras nas áreas de morro e alagados da Cidade. A ação tratou do tema “Defesa Civil e prevenção de desastres” e leva às salas de aula questões importantes para se entender quais as melhores formas de se evitar os riscos no período das chuvas.

A atividade faz parte da estratégia de comunicação de risco desenvolvida pela Codecir durante a Operação Inverno, que tem o objetivo de conscientizar e transformar os pequenos cidadãos em agentes multiplicadores nos locais onde residem. “O importante é fazer com que estas crianças e jovens façam uso do que aprenderam aqui também no seu dia a dia, já que muitas delas moram em áreas próximas a barreiras ou locais alagáveis. Ou seja, é algo que já faz parte da vida delas cotidianamente. A intenção é que eles também disseminem esse aprendizado para seus pais, familiares e vizinhos”, explicou a diretora de Desenvolvimento Social da Codecir, Patrícia Albuquerque.

Durante o encontro, os alunos assistiram a uma apresentação das assistentes sociais e psicólogas da Codecir, que explicaram, passo a passo, o que vem a ser o risco nas áreas de morro e alagados, como prevenir desastres e o que fazer em situações de emergência. “A experiência tem sido muito positiva porque as crianças absorvem e nos dão uma resposta muito rápida em relação ao que observam durante a oficina”, pontuou a técnica da Codecir, a psicóloga Juliana Barbosa. Após a explicação das agentes, os alunos participaram de uma dinâmica de conhecimento, num jogo de perguntas e memória.

Esta ação já foi realizada em 19 escolas municipais. A expectativa é que até maio, 24 unidades recebam as equipes da Codecir, totalizando cerca de 1.200 alunos. Para a vice-dirigente da escola, Maria Ridinalva, “é um trabalho valoroso e importante que se começa com eles desde pequenos, fazendo com que cresçam muito mais conscientes sobre essas questões. Além disso, a escola tem um papel fundamental, contribuindo nessa formação, ao promover a educação ambiental para os alunos”, destacou.

A evidência de que o aprendizado foi válido estava na ponta da língua da criançada. A cada pergunta feita pelas agentes da Codecir, os alunos respondiam de imediato, mostrando que estão preparados para contribuir com prática seguras nas suas comunidades. É o caso de Mikaelle Alves, 10 anos, uma das mais participativas da atividade. “Eu achei ótimo (participar da oficina), pois a gente aprendeu a não jogar lixo nas ruas e nos canais, não plantar árvores grandes nas barreiras. Aprendi tudo isso porque eu também observo que perto da minha casa tem barreiras e todo mundo fala sobre essas coisas. Temos que respeitar o lugar onde moramos”, disse a pequena cidadã.

A Codecir orienta a população para que, no caso de qualquer ocorrência, ligue para o número 0800-081-3400, que é gratuito e funciona 24 horas por dia.