NOTÍCIAS

Cultura | 28.04.11 - 16h41

Começa no Recife mais uma edição do Festival Brasil Sabor

A partir desta quinta, 28 de abril, começa o maior festival gastronômico do País, o Brasil Sabor 2011, promovido pela a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). O festival integra o calendário do Ano da Gastronomia no Recife, criado pela Prefeitura do Recife por meio da Secretaria de Turismo, em parceria com o Trade Turístico. Para o Ano da Gastronomia foi elaborado um calendário de 365 dias, sequenciando todos os festivais gastronômicos da Cidade, arenas gastronômicas, workshops, palestras e eventos diversos, reunindo os apreciadores da boa mesa.

Aproximadamente 1400 bares e restaurantes de todo o País estarão envolvidos no Brasil Sabor deste ano. Em Pernambuco são 100 casas participantes, com 77 pratos inéditos, desenvolvidos exclusivamente para o evento, que ficarão disponíveis para os clientes durante um mês, a preços especiais.
Este ano, a grande novidade para o público é a promoção do ClickOn, um dos maiores sites de compras coletivas do mundo. Durante o festival, os pratos criados por 20 das casas participantes de Pernambuco poderão ser comprados pela internet, em ofertas no www.clickon.com.br.

Outra inovação desta edição será a arena gastronômica que funcionará do dia 16 de maio até o final do evento. O espaço, montado no estacionamento da Ferreira Costa, na Imbiribeira, simula uma casa gourmet com biblioteca, cozinha, adega e café, onde são oferecidas aulas de culinária, enologia, receitas com café, coquetelaria e ainda degustações.

Por ser o primeiro polo de gastronomia do Norte/Nordeste, o Recife atrai diversos eventos gastronômicos que impactam diretamente no desenvolvimento econômico e social da Cidade. O Brasil Sabor evidencia a comida recifense destacando o jeito próprio dos restaurantes da Cidade de fazerem suas receitas. Turistas e recifenses terão oportunidade de provar a variedade de sabores e verificar como o Recife é rico na gastronomia, afirma João da Costa, prefeito do Recife.

O Brasil Sabor é uma importante vitrine para os bares e restaurantes da Capital, contribuindo para a consolidação do turismo gastronômico do Recife, também na opinião do secretário de Turismo do Recife, André Campos. “Festivais como este evidenciam cada vez mais as comidas típicas e as tradições culinárias da nossa cidade, além de estimular o turismo gastronômico. No Recife, pode-se encontrar da mais inesquecível comida caseira ao mais requintado prato da culinária internacional”, completa.

Além de colaborar diretamente para a divulgação da gastronomia local para o público interno, o Festival Brasil Sabor é também uma importante instrumento de valorização da culinária pernambucana para fora do Estado, segundo o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa. A culinária pernambucana é admirada por quem vive e quem visita nosso estado.
Eventos como o Brasil Sabor, além de valorizarem nossa gastronomia, contribuem para o turismo de Pernambuco
, frisa.

A mesma opinião é compartilhada pelo Presidente da Empetur, André Correia. A gastronomia é um dos elementos fundamentais na promoção de um destino. Em todas as nossas ações, sejam elas nacionais ou internacionais, a culinária pernambucana se faz presente”, ressalta.

Para degustar os sabores do festival, o público pode obter a relação de restaurantes participantes, com endereço e horário de funcionamento, no site oficial do evento (www.brasilsabor.com.br). Para conhecer os pratos, basta acessar as cidades e consultar a lista de participantes, com descrição do prato, foto e preço. O internauta pode ter acesso também às receitas de cada um deles. Além disso, haverá a distribuição gratuita de guias de restaurantes participantes de cada estado em todo o país. Este material pode ser encontrado em locais de fácil acesso, como hotéis, postos de informações turísticas, aeroportos e nos próprios restaurantes participantes.

O festival é uma realização da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) com o patrocínio nacional do SEBRAE. Em Pernambuco, o evento tem patrocínio da Pitú, Ferreira Costa, Banco do Brasil, Bohemia, Sebrae, Trade Turístico, Prefeitura do Recife, Fundação Gilberto Freyre, Empetur e Secretaria de Turismo de Pernambuco.