NOTÍCIAS

Cultura | 28.04.11 - 16h43

Prefeito João da Costa dá boas vindas aos novos beneficiários do Bolsa Escola

Do início da gestão até agora, três mil famílias foram incluídas no programa

Por Marcos da Silva

O Prefeito do Recife, João da Costa, recepcionou na tarde desta quinta-feira (28), no Auditório Capiba – localizado no 15º andar do prédio da Prefeitura do Recife - as 139 novas famílias incluídas no mês de abril no Programa Bolsa Escola. Desde o início do governo até o momento, cerca de três mil famílias foram beneficiadas pelo Programa Bolsa Escola Municipal.

Para participar do incentivo é necessário que a família more no Recife; as crianças estudem em escolas do município e tenham frequência igual ou superior a 90%; que as mães acompanhem o desempenho dos filhos enquanto alunos e participem das reuniões organizadas pelas instituições de ensino ou Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel). Outra regra é que pais com um filho, de idade entre 6 e 15 anos, recebem meio salário mínimo, equivalente a R$272,50. Para quem têm dois filhos ou mais, o valor mensal recebido é de R$545. Quem recebe o Bolsa Família do Governo Federal tem no Bolsa Escola, o complemento para meio ou um salário mínimo, de acordo com o número de filhos.

O chefe da administração municipal acentuou a importância do Bolsa Escola e o esforço da gestão para que a educação nas escolas da Cidade seja sempre da melhor qualidade. Sobre a importância da família para que as crianças e adolescentes se mantenham longe das más companhias e das drogas, João da Costa frisou: “Quem garante o caminho certo na vida dos filhos é a orientação da família, não é a escola quem garante”.

Mãe de cinco filhos, a dona de casa Valéria Tavares, de 32 anos, mora na Iputinga. Com o benefício do Bolsa Escola, Valéria pretende comprar um beliche, colchões, roupas e alimentos para Jhony Hércules, de 16 anos; Maria Waleska, 13; Maria Vitória, 9; Arlon Lucas, 3 e Alice Laís, de um ano e sete meses.

O resultado é muito positivo. Nós temos constatado ao longo dos anos que nas famílias beneficiadas, as crianças têm um aproveitamento maior de frequência na escola. É muito importante que possamos manter este programa para garantir que as famílias mais vulneráveis do ponto de vista social, aquelas que têm dificuldades de renda, de poder pagar o aluguel de casa e fazer a feira, possam ter o mínimo de condição econômica para que seus filhos frequentem a escola com tranqüilidade e não ter filhos trabalhando nas ruas, pedindo esmolas ou fora da escola, tentando sobreviver. Este é o objetivo do Bolsa Escola”, concluiu o prefeito João da Costa.

MAIS FOTOS

Prefeito João da Costa dá boas vindas aos novos beneficiários do Bolsa EscolaPrefeito João da Costa dá boas vindas aos novos beneficiários do Bolsa EscolaPrefeito João da Costa dá boas vindas aos novos beneficiários do Bolsa EscolaPrefeito João da Costa dá boas vindas aos novos beneficiários do Bolsa Escola