NOTÍCIAS

Cultura | 28.04.11 - 16h39

Prefeito João da Costa empossou 218 professores

O Prefeito João da Costa empossou hoje (28), em cerimônia no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, 218 professores aprovados no último concurso público realizado em 2007. O evento contou com a presença do Secretário de Educação, Esporte e Lazer, Claudio Duarte; do Secretário de Administração e Gestão de Pessoas, Dácio Rossiter; e da coordenadora geral do Sindicato dos Professores da Rede Municipal do Recife, Andréa Batista.

Durante a solenidade, o prefeito João da Costa falou sobre a importância da educação e das ações para melhoria constante na qualidade do ensino. “Priorizamos a educação convocando os professores aprovados em concurso e garantindo as condições adequadas para o aprendizado, como material didático, merenda de qualidade e fardamento escolar, além de oferecer formação continuada para os docentes e, desta forma, muni-los de mais conteúdos a serem trabalhados nas escolas. Nos últimos dois anos foram incorporados cerca de mil professores à Rede Municipal de Ensino,  quase 500 por ano”, pontuou o prefeito.

O secretário de educação, Cláudio Duarte falou sobre o esforço para garantir a qualidade do ensino nas escolas municipais. “Contamos hoje, com 98% dos nosso professores com curso superior de pedagogia e, destes, 60% possuem especialização. Estamos realizando convênios com a Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE, Universidade Católica-UNICAP e a Faculdade de Filosofia do Recife-FAFIRE para oferecer cursos de pós graduação aos professores que ainda não possuem este título”, concluiu o secretário. A representante dos professores, Carla Cristiane assinou o termo de posse e falou sobre a atividade de lecionar. “O professor é um mediador do conhecimento. Agimos como facilitadores no processo de aprendizagem e é nessa perspectiva que esperamos atuar nas escolas”, declarou a professora.

Os professores empossados se juntarão aos 5.082 docentes, que já atuam na rede da educação do Recife e participarão, a partir da próxima segunda-feira (02), da formação para iniciarem suas atividades nas escolas. Eles lecionarão, prioritariamente, em turmas do ensino fundamental, e até o dia 10 de maio estarão atuando em sala de aula. Esta iniciativa confirma a política de educação do Recife de fortalecer o ensino fundamental.

A convocação dos professores obedeceu ao concurso público realizado em 2007 e, em 2009 prorrogado, pela Prefeitura do Recife até junho deste ano. Os 218 convocados completaram a lista de 750 já empossados nos últimos dois anos.
Em fevereiro deste ano, outros 200 professores ingressaram no quadro de funcionários da Prefeitura. Foram aprovados no concurso público para Professor II do 3º e 4º Ciclos, do Ensino Fundamental, realizado em 2010.

MAIS FOTOS


PrefeitoPrefeitoPrefeito