NOTÍCIAS

Cultura | 28.04.11 - 16h33

Recife intensifica limpeza de canais, galerias e canaletas para combater alagamentos

As ações fazem parte da Operação Inverno 2011 e beneficiam bairros como Arruda, Cajueiro, Pina, Barro, Água Fria, entre outros

Por Kellen Lima

A Prefeitura do Recife mantém seu compromisso com a Cidade na prevenção de alagamentos e diminuição de riscos. Nesta quinta-feira (28), a programação para desobstrução de canais, limpeza de galerias e canaletas continuou, beneficiando locais como o Canal Vasco da Gama/Peixinhos (Arruda), as margens do Rio Beberibe (Cajueiro), além de diversas ruas situadas nos bairros do Pina, Barro, Água Fria, entre outros. As ações fazem parte da Operação Inverno 2011 que, com o princípio da época de chuvas, foi antecipada e iniciada no mês de março.

Segundo dados da Emlurb, até o momento, 40% dos 66 canais tiveram a limpeza finalizada, enquanto o mesmo trabalho avança em outros 13 sistemas de drenagem. Ao todo, 80 operários estão trabalhando na desobstrução de canaletas e galerias, enquanto 50 estão envolvidos diretamente na limpeza dos canais, contando com o uma frota de 10 escavadeiras. “A intensificação está sendo feita, dado o período de chuvas, através de mutirões, em alguns pontos de alagamentos, para que as águas escoem em um curto espaço de tempo”, explicou o diretoR de Manutenção Urbana, Fernando Melo.

Ao longo da Avenida Cruz Cabugá não foi diferente. Lá, 18 homens dividiram-se na tarefa da limpeza de canaletas e galerias. Segundo Roberto Oliveira, um dos operários da Emlurb, empenhado no seu trabalho - nas proximidades do Hospital da Marinha - é comum encontrar sacos e copos plásticos, lixo e garrafas do tipo pet. “Como a água vai descer desse jeito?”, questiona Oliveira, que leva de 20 minutos a 1 hora para fazer com que as águas escoem. Sobre a relevância do seu papel para a manutenção da Cidade, ele afirma que “o trabalho que a gente faz, desentupindo as galerias e canaletas é bom, porque ele é para todo mundo, é para a gente mesmo”, comentou.

Ações - Lançada ao final do mês de março, pelo prefeito João da Costa, a Operação Inverno 2011 pretende, através de ações intensificadas, preparar a Cidade para o período de chuvas. Contando com um investimento da ordem de R$ 53 milhões, cerca de mil pessoas - entre servidores municipais e parceiros externos (como Codecipe, Corpo de Bombeiros, Exército Brasileiro e o Condepe/Fidem) - estão mobilizadas para o reforço e desenvolvimento adequado das ações que já são realizadas periodicamente, durante todo o ano, como o monitoramento das áreas de risco, limpeza de canais e canaletas, ações educativas e serviços de manutenção.