NOTÍCIAS

| 28.04.11 - 16h37

Usuária completa 100 anos de vida e ganha comemoração especial em posto de saúde

Os profissionais que atuam no PSF Severino Dias, no Ibura, promoverão uma atividade completamente fora da rotina do estabelecimento, nesta sexta-feira (29): vão comemorar a festa de aniversário de Rita Lucas, usuária do posto de saúde. Motivos não faltam, a começar da idade da homenageada, que completou 100 anos de idade no último dia 15. A celebração terá início às 9h, no próprio local (Avenida Campo Verde, s/n, Três Carneiros Baixo).

A ideia de festejar uma data tão representativa para a moradora partiu das técnicas Andreia Cavalcanti e Girlene dos Santos. A dupla coordena o grupo de idosos educadores em saúde vinculado à unidade. “Dona Rita Lucas é exemplo de vida. Mesmo com a idade avançada, é uma das mais animadas do grupo. Está sempre presente nas atividades que organizamos e gosta de destacar que ainda tem muito a fazer antes de morrer”, disse Andreia, educadora popular em saúde do Distrito Sanitário VI – que compreende os bairros da Zona Sul da Cidade.

A programação inclui um café da manhã com a participação de moradores da comunidade; idosos, amigos e parentes da aniversariante; e profissionais do PSF e do Núcleo de Assistência à Saúde da Família. Haverá ainda declamações de poesias, dinâmicas de grupo e homenagens por parte da família.

Segundo Andreia Cavalcanti, a aniversariante é bastante saudável. “Ela é extremamente lúcida e sem problemas de saúde. A única alteração que ela tem é na pressão arterial, que passou a ser um pouco elevada somente nos últimos meses”, apontou. Rita Lucas é viúva, tem três filhos, nove netos e quatro bisnetos. Todos moram na mesma casa e contam com acompanhamento da Rede Municipal de Saúde.