Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 28.04.16 - 11h09

Prefeitura do Recife promove encontro Intergeracional entre grupos de idosos e de crianças e adolescentes

A intenção é proporcionar um momento de troca de experiências entre grupos de convivência de pessoas idosas e crianças e adolescentes estudantes de escolas municipais de comunidades do Centro do Recife

  

Trabalhar o contexto da ‘Intergeracionalidade’ como possibilidade para uma melhor convivência familiar e comunitária, esse é o entendimento segundo a Prefeitura do Recife. Dessa forma, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, acontece nesta quinta-feira (28), das 14h às 17h, na quadra da Escola Municipal Reitor João Alfredo, na Ilha do Leite, o “Encontro Intergeracional com Grupos de Convivência da Pessoa Idosa”, direcionado aos grupos da RPA 01, que compreende os bairros de Santo Amaro, São José, Coelhos, Santo Antônio, dentre outros localizados no entorno.

Segundo os idealizadores da iniciativa, a Divisão da Pessoa idosa da PCR, os debates gerados durante o evento possibilitarão uma compreensão mais apurada sobre o envelhecimento. Nessa perspectiva são esperadas aproximadamente 200 pessoas, entre grupos de pessoas idosas; alunos da própria escola que vai sediar a ação, a Reitor João Alfredo, além da escola Pedro Augusto e Municipal dos Coelhos. Vale ressaltar a presença especial da Legião da Boa Vontade (LBV) agregando pessoas de todas as idades para participar do momento.

A recepção do evento fica por conta da banda Gilberto Freyre – NAC da Secretaria de Educação. Logo após a apresentação será composta a mesa de abertura onde os palestrantes irão apresentar temas relevantes no tocante à garantia de direitos, participação social e efetiva presença da população idosa nas discussões e avanços da cidade. Dentre as abordagens estão: A Importância da Tecnologia para Pessoas Idosas - Programa Navegar é Preciso; O Enfrentamento na Perspectiva Intergeracional – Depoimento de Multiplicadores da Comunidade; Importância da Relação Intergeracional para Cultura de PAZ.

Afora os debates, apresentações culturais e prestação de serviços serão disponibilizados aos participantes. Entre os grupos artísticos estão o Coral com Crianças, Adolescentes e Pessoas Idosas – LBV; a Peça Teatral com Pessoas Idosas – Grupo Vivendo Feliz ( Coque); Apresentação de Pastoril - Grupo de pessoas idosas; por fim Jogral com Pessoas Idosas e Participação do Público - Casa de Apoio Vovó Bibia.

Os serviços estarão divididos por estandes. Da Secretaria da Saúde com “Saúde Bucal e Saúde do Homem, Aferição de Pressão Arterial (Em menção ao dia Nacional da aferição de Pressão Arterial); Secretaria da Mulher (Centro de Referência Clarice Lispector e Júlia Santiago); bem como um espaço reservado com campanhas da Secretaria Executiva de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

O Encontro Intergeracional ocorre em menção as atividades relacionadas ao Programa Direitos Humanos nos Bairros da SDSDH. Compondo a mesa: Cacilda Medeiros (Gerente de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da PCR); Sulamy Patrícia / Julierme Veras (Rep. Secretaria de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas-SECOD); Silvia Rocha (Gestora da Escola Municipal Pedro Augusto); Anderson Moura (Rep. Secretaria de Educação /EJA e do Conselho da Pessoa Idosa-COMDIR); Euridice Ramos (Representante do Grupo Terceira Idade Vivendo Feliz – Rpa 01 Coque); Aparecida Andrade (Casa de Apoio Vovó Bibia e Agente da Paz da pela UNESCO).

 

Serviço:

 

Encontro Intergeracional com grupos de convivência da Pessoa Idosa

Data: 28/04 (quinta-feira)

Horário: 14h às 17h

Local: Na quadra da Escola Municipal Reitor João Alfredo, Rua Senador José Henrique, nº160, CEP: 50070460, Ilha do Leite/Recife.