Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 28.04.18 - 15h02

Festival Nacional do Frevo anuncia semifinalistas

Relação dos 24 compositores e dos frevos que cada um defenderá foi publicada no Diário Oficial de hoje. As semifinais começam no próximo dia 11 de maio

 

Foram definidos os semifinalistas do Festival Nacional do Frevo, realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife. Um total de 24 músicas foram selecionadas para seguir na competição, dedicada à renovação do gênero musical que conta a história de Pernambuco, desde seus primeiros capítulos até hoje.

Revelando uma heterogênea, mas fiel amostra da produção de frevo pernambucana atual, o festival atraiu desde renomados compositores, como o maestro Duda, até talentos ainda desconhecidos, a maioria jovens músicos, ainda com muito a contribuir para a cultura pernambucana. 

Ao todo, foram contabilizadas 274 inscrições. As categorias que tiveram mais inscritos foram Frevo Canção, com 121 músicas, e Frevo de Rua, com 66. A categoria Frevo Livre Instrumental – Releitura precisou ser extinta, por não ter atingido o número mínimo de quatro inscrições válidas (com documentação completa e correta), determinado pelo edital. 

As composições foram selecionadas por uma comissão formada por 5 membros, entre integrantes da Banda Sinfônica do Recife, do Paço do Frevo e músicos da sociedade civil.

De agora em diante, para chegar aos 12 finalistas, serão realizadas três semifinais, nos próximos dias 11, 18 e 25 de maio, nos Compaz Ariano Suassuna e Eduardo Campos e na área externa do Paço do Frevo, respectivamente. Cada semifinal selecionará 1 candidato de cada categoria para a grande final do Festival Nacional do Frevo, que será realizada no próximo dia 1º de junho, no Teatro de Santa Isabel. Todas as apresentações serão abertas ao público.

Os primeiros colocados das quatro categorias irão se apresentar no Festival de Inverno de Garanhuns 2018 e no Carnaval do Recife 2019, fazendo participações remuneradas com cachês. Eles ganharão ainda uma gravação audiovisual (15 horas em estúdio) da música que defenderam.

Os segundo e terceiro lugares também participarão da grade do próximo Carnaval do Recife, igualmente remunerada, sendo que o segundo colocado ganhará também uma gravação master da sua música vencedora (10 horas de estúdio). Haverá premiação ainda para o melhor arranjo e o melhor intérprete do concurso, que serão contemplados com a gravação de uma música.

 

Confira a lista dos selecionados em cada categoria:

 

FREVO CANÇÃO

Claudionor, o Menino do Frevo, de Bráulio de Castro e João Araújo

Frevo Bregado, de José Carlos Pereira de Melo

Celeiro do Frevo, de Júnior Vieira

Sabor de Rum Hortelã Café, de Edilson Cardoso de Queiroz

Olhos de Lança, de Eugênio Gerônimo

Empoderada, de José Adenildo de Sales  

 

 

FREVO DE BLOCO

Tempo de Saudade, de Luiz Guimarães Gomes de Sá

No Primeiro Dia do Nosso Amor, de Lourenço Alves Costa Neto

Paisagens do Recife, de Ivanar Nunes da Silva Pereira

Matando Saudades, de Luiz Gonzaga de Castro

Corpo, Alma e Coração, de José Adenildo de Sales

Trajetória da Saudade, de Elton José de Brito Sarmento

 

FREVO LIVRE INSTRUMENTAL - AUTORAL

Benjamim no Frevo, de Alan George da Silva

Feliz da Silva, de Sebastian Poch

Pífano Infernal, de Alexandre Rodrigues De Lima

Frevo do Manezito, de Maicira Trevisan

Primeiro de Maio, de Romero Bonfim Dos Santos

16 de Fevereiro, de Luiz Henrique Albino De Lima

 

FREVO DE RUA

Sapecando, de Marcos Ferreira Mendes

Pé de Moleque, de Gilson Antunes dos Santos Junior  

Cabelos Grisalhos, Uma Homenagem a Albemar Araújo, de Kleber Rodrigo Vieira da Silva

Pitombeirando, de Luiz Gonzaga de Castro

Adriana no Frevo e Cia, de Parrô Melo

Alvoroçado, de Ebenézer Silva De Sena